MOBILIDADE URBANA

Vai pedalar? Confira dicas para andar de bicicleta com segurança em Fortaleza

Confira dicas de especialistas em trânsito para garantir um passeio seguro pela Cidade

Compartilhe:
30 de outubro de 2023
A10

Cada vez mais, as bikes estão ocupando o seu espaço nas grandes cidades brasileiras. Afinal, andar de bicileta é sinônimo de saúde e vida sustentável, por ser um meio de transporte barato, acessível, que ajuda a evitar engarrafamento nas grandes vias urbanas, além da prática de atividade física que representa o ato de padalar, auxiliando na prevenção de doenças.  E Fortaleza é referência quando o assunto é acessibilidade para ciclistas. De acordo com os dados mais recentes do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil), Fortaleza é a capital brasileira onde as pessoas vivem mais próximas à infraestrutura cicloviária. Ao todo, 51% dos habitantes moram a menos de 300 metros de alguma ciclofaixa, ciclovia ou ciclorrota.

Vai pedalar? Confira dicas para andar de bicicleta com segurança em Fortaleza
Foto: Prefeitura de Fortaleza

Desde 2014, Fortaleza conta com um sistema de bicicletas compartilhadas, o Bicicletar, que é gerenciado pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). Trata-se de uma solução de transporte econômico e sustentável para facilitar o deslocamento das pessoas na Capital, estando as estações distribuídas em pontos estratégicos da cidade.

Atualmente, a Cidade conta com mais de 1.300 bicicletas distribuídas em 195 estações do Bicicletar, 13 do Mini Bicicletar e 16 Bicicletar Corporativo. Com mais de seis milhões de viagens realizadas, o Bicicletar já impediu a emissão de mais de 2.500 toneladas de gás carbônico na atmosfera já que esse seria o montante produzido caso essas viagens tivessem sido realizadas por carros.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Andar de bicicleta em grandes cidades, como Fortaleza, exige mais que disposição: é preciso tomar cuidados para garantir um passeio seguro. Medidas simples, de que visam prevenir e conscientizar, podem fazer a diferença na hora do pedalar. Pensando, confira algumas dicas recomendadas por especialistas em segurança no trânsito para garantir um pedal tranquilo pela Cidade. Confira!

1) Use roupas adequadas para pedalar

Antes de sair de casa para pedalar, um cuidado é fundamental: a vestimenta que será utilizada. É fundamental usar roupas leves, como camisetas, blusas, shorts e calças esportivas, que ajudam a tornar o passeio mais prazeroso.

2) Confira a calibragem dos pneus

Antes de iniciar o passeio, verifique se os pneus da frente e o de trás estão calibrados, ou seja, cheios. Ter pneus bem calibrados proporciona uma melhor aderência ao solo e aumenta o conforto do ciclista na hora de pedalar.

3) Use equipamento de proteção

O uso de equipamentos de proteção, como capacete, joelheira, cotovoleira e luvas, é um importante aliado na prevenção de maiores danos ao ciclista, em caso de acidentes e quedas.

4) Verifique os freios

Antes de iniciar o passeio, verfique se os dois freios (dianteiro e traseiro) da bicicleta estão funcionando adequadamente. O bom funcionamento deles garante paradas seguras, especialmente em cruzamentos. Se necessário, faça a regulagem ou troque as pastilhas da bicicleta.

5) Sempre leve água e algo para comer

Para lidar bem o calor e o gasto de energia ao longo do passeio, estar bem hidradatado e alimentado é fundamental. Portanto, é aconselhável levar sempre no passeio uma garrafa com água e, se possível, um alimento para consumir na pausa do percurso, especialmente frutas e carboidratos.

6) Use iluminação na bicicleta

Usar equipamentos de iluminação, como fitas e luzes, garante que o ciclista seja melhor percebido por motoristas no trânsito. É aconselhável usar a luz branca na frente e a vermelha atrás da bicicleta. Assim, o motorista poderá perceber rapidamente se você está indo ou vindo na via.

7) Nunca pedale na contramão

Mesmo que esteja trafegando na ciclofaixa, evite pedalar na direção contrária ao fluxo dos veículos. Pedalar na contramão, além de oferecer risco a possíveis acidentes, é considerado uma infração do Código Brasileiro de Trânsito (CBT).

8) Mantenha distância de veículos nas curvas e rotatórias

Durante o percurso, especialistas em segurança no trânsito orientam que o ciclista jamais deve ficar ao lado de veículos em curvas e rotatórias, uma vez que a chance de ser prensado é considerável. Diante disso, ao se aproximar de uma rotatória ou curva, procure ocupar a pista e não deixe que ultrapassem você.

9) Sinalize sempre

A comunicação eficiente entre motoristas e ciclistas passa pela boa comunicação entre eles. Por isso, sinalize com as mãos quando desejar pedir ou dar passagens. Sinalize com a mão esquerda em 90° quando virar à esquerda, e faça o mesmo com a mão direita quando virar à direita. Quanto seguir em frente num local onde muitos carros viram à direita, sinalize com a mão em 45°, pedindo aguardar.

10) Não pedale com fones de ouvido ou usando celular

Estar atento aos sons do trânsito, como buzinas, sirenes e barulhos de freada dos veículos é fundamental para garantir um passeio ciclístico seguro. Por isso, evite pedalar usando fones de ouvido ou celular durante o trajeto, reduzindo riscos de distração durante o percurso.

>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Apoio:

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.