Ícone do site Portal GCMAIS

E-Carroceiro: programa gera oportunidade de renda para carroceiros de Fortaleza

Programa gera oportunidade de renda para carroceiros de Fortaleza

Foto: Prefeitura de Fortaleza

Estimular a cultura da coleta seletiva e ainda gerar oportunidade de crédito para carroceiros que atuam em Fortaleza. Esse é o objetivo do programa E-carroceiro, desenvolvido pela gestão pública muncipal. A partir da iniciativa, os entulhos levados pelos carroceiros aos Ecopontos da Capital são pesados e geram crédito, que é repassado por meio de um cartão com moeda social, podendo ser utilizado no comércio da região.

O programa E-carroceiro surgiu como uma iniciativa da Prefeitura de Fortaleza para evitar despejo de entulhos nas ruas e garantir uma renda extra com o descarte correto dos resíduos sólidos. Por meio do projeto, os carroceiros cadastrados nos Ecopontos podem ser remunerados pelo Banco Palmas, que é o agente de microcrédito da plataforma, com o subsídio da Ecofor Ambiental, concessionária responsável pela limpeza urbana em Fortaleza.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Atualmente coordenado pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio da Coordenadoria Especial de Limpeza Urbana, o programa E-Carroceiro foi lançado em agosto de 2017, inicialmente com o nome Carroceiro Legal, como projeto-piloto desenvolvido nos quatro Ecopontos que fazem parte do Ecopolo implantado na região da Avenida Leste-Oeste.

A expansão do E-Carroceiro

Com a ampliação da infraestrutura dos Ecopontos ao redor da cidade de Fortaleza, consequentemente também foi expandido o E-Carroceiro, oferecendo para a população mais alternativas para a correta destinação de resíduos e mitigando seus impactos no meio ambiente. Posteriormente, o projeto deixou de ser chamado de Carroceiro Legal e foi rebatizado de E-Carroceiro, onde o E remete a Ecoponto e à Ecologia.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Em seis anos de existência, o E-Carroceiro já cadastrou mais de 500 carroceiros e gerou um benefício que supera R$ 1,5 em créditos repassados por meio de um cartão com moeda social, que pode ser utilizado nos estabelecimentos comerciais de cada região.

 

 

 

Sair da versão mobile