Uma das palavras que mais estiveram presentes em 2020 é desafio. E um dos grandes desafios do Sesc este ano foi o de fazer a Mostra Sesc de Culturas de uma forma totalmente nova. Realizada há mais de 20 anos, este ano, pela primeira vez, o evento aconteceu de forma totalmente virtual, como culminância do próprio Tudo em Casa Fecomércio.
A Mostra apostou na produção de conteúdos exclusivos, como as visitas guiadas pelas crianças da Fundação Casa Grande aos Museus Orgânicos dos Mestres da Cultura. Por meio de vídeos no formato 360º, o internauta passeou no espaço virtual, interagiu e escolheu os melhores ângulos. Além disso, foram produzidos cinco web documentários que deixaram registrados a história, a memória das brincadeiras e os ofícios dos Mestres e da cultura popular.
Veja a seguir um desses materiais, o documentário Bambo ou Taboca, que mostra o patrimônio cultural das bandas cabaçais na região do Cariri:
Com mais de 70 apresentações artísticas, a Mostra contou com mais de 42 mil visualizações, somando todas as lives da programação. Nas redes sociais, o evento teve um alcance de mais de 592 mil visualizações no Facebook e Instagram. O evento expandiu a cultura cearense para o mundo através das plataformas digitais, a partir de uma programação 100% made in Ceará, valorizando artistas locais, e chegando a vários lugares além Ceará, a exemplo de países como Portugal, Espanha, Alemanha, EUA e Suíça.