O uso de cosméticos e demais tratamentos fazem toda a diferença para a saúde da pele, não é verdade? No entanto, há pessoas que ainda não sabem que os cuidados com esse que é o maior órgão do corpo humano também vem de dentro para fora. Isso porque uma alimentação equilibrada está entre os principais hábitos que ajudam a deixar a nossa pele ainda mais jovem, bonita e hidratada. De forma resumida, podemos dizer que os nutrientes que ingerimos, a partir de uma alimentação equilibrada, fazem toda a diferença para a nossa boa e velha rotina de beleza.
De acordo com Ana Cristine Henritzi, Fisioterapeuta Dermato Funcional do Sesc Fortaleza, há vários alimentos que ajudam na hidratação da pele, como a melancia, a laranja e o abacaxi, que são frutas ricas em água. A soja e os brócolis, por sua vez, combatem o ressecamento da pele, além de ajudar na oleosidade, é o que garante a especialista. “Já as nozes, as sementes, o espinafre e o couve contêm ácidos graxos, vitaminas A, B e E, minerais e diversos antioxidantes, que ajudam na hidratação da pele, melhorando a sua elasticidade e auxiliando na regeneração das células”, destaca a fisioterapeuta.
Outra dica é o consumo do abacate, uma vez que a fruta é uma ótima fonte de vitamina C, E e gorduras monoinsaturadas, que contribuem, conforme explica Henritzi, para a manutenção da umidade da pele. Outros alimentos queridinhos para quem busca uma pele mais bonita e saudável são cenoura, mamão, manga e abóbora, ricos em betacaroteno, substância antioxidante que protege a pele contra os raios ultravioletas do sol e ajuda na proteção contra o ressecamento causado pela exposição solar.
A fisioterapeuta alerta, entretanto, que o oposto também pode ocorrer, ou seja, uma dieta pobre em nutrientes pode influenciar negativamente na saúde da nossa pele. “O que a gente come vai ser metabolizado e aproveitado no nosso corpo, seja para o lado bom ou ruim, pois tudo que ingerimos tem uma ação no nosso organismo”, explica. Nesse sentido, ela destaca alguns alimentos que contribuem, por exemplo, para o ressecamento da pele. São eles: carnes ricas em gordura, bebidas alcoólicas, cafeína e os ricos em sódio, dentre outros.
“É importante lembrar que uma pele saudável é reflexo de uma boa saúde. Por isso é tão importante manter hábitos saudáveis, escolher os alimentos certos, usar cosméticos, protetor solar e produtos de qualidade e, claro, visitar um especialista de confiança” , finaliza a fisioterapeuta do Sesc.
Com profissionais qualificados e equipamentos adequados, o Sesc oferece diversos serviços nos Núcleos Sesc Saúde, localizados nas Unidades Fortaleza e Juazeiro do Norte. Dentre as opções disponíveis, estão os tratamentos estéticos tanto facial como corporal para cuidados com a pele. Os interessados podem ter acesso aos serviços com o Cartão Sesc acessível para trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, empresários e público em geral.