Nos dias 22 e 25 de outubro acontecem no Senac Reference diversas ações do festival Fartura Gastronomia du Brasil 2021. Na programação tem live sobre empreendedorismo, jantar Menu do Brasil, Seminário Fartura Cultivar Ceará e Cozinha ao Vivo. Para marcar a retomada do setor, o projeto realiza uma programação híbrida envolvendo 120 chefs de todos os estados brasileiros em restaurantes de São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Belém, Brasília e Fortaleza, além de 100 atrações virtuais, que abrangem aulas, dicas, receitas, shows e artes cênicas.
Para celebrar a gastronomia e valorizar a cultura alimentar do país, o Fartura promove todo esse compartilhamento de informações e vivências. Na sexta-feira (22), a programação no Senac Reference começa com uma live enfocando empreendedorismo gastronômico, com transmissão pelo perfil do Fartura Brasil no YouTube. O chef, instrutor do Senac/CE e especialista em confeitaria avançada e francesa, Matheus Vieira, entrevista a empresária Giovanna Mondrado, da Moa Chocolates, que investe em produtos feitos com cacau da Amazônia.
O restaurante Mayú integra a programação deste ano também, recebendo a ação Menu du Brasil. O chef Ivan Prado cozinha com o chef Pedro Franco, do restaurante Térèze, do Rio de Janeiro, no dia 22, para convidados do evento. O jantar tem menu criado exclusivamente para o festival e promete surpreender o paladar dos convidados ao trazer insumos locais com toque contemporâneo e muita criatividade.
Seminário Fartura Cultivar Ceará
Na segunda-feira (25), acontece o Seminário Fartura Cultivar Ceará, no auditório do Senac Reference, das 14h às 18h30. Com um total de 100 vagas e inscrições gratuitas, essas devem ser feitas previamente pelo site Sympla. Na abertura, a chef Mara Salles, do tradicional restaurante Tordesilhas (SP), fala sobre os ingredientes brasileiros e a influência na cultura alimentar, com a jornalista e curadora gastronômica do Fartura Brasil, Carolina Daher.
Autora do livro Ambiências, histórias e receitas do Brasil, Mara sempre foi uma pesquisadora da comida regional brasileira e já viajou pelos quatro cantos do Brasil representando uma verdadeira saga desbravadora da riqueza culinária regional. Ela começou o movimento de valorização de produtos brasileiros há mais de três décadas, quando o assunto ainda era pouco explorado nas cozinhas e escolas de gastronomia.
O seminário consta ainda de mais três mesas redondas. Para debater sobre A comida do Ceará e a valorização dos produtos locais, Fartura e Senac Ceará convidam os pesquisadores Roberto Araújo (IFCE) e Nilza Mendonça – autora do livro Em busca dos Sabores Perdidos (Editora Senac Ceará); com mediação do assessor especial para a gastronomia do Governo do Estado do Ceará, João Luiz Lima.
A segunda mesa apresenta Cases de sucesso de produtores cearenses, reunindo Vicente Monteiro – que fundou a Alquimista da Caatinga produzindo uma bebida fermentada à base do Caju, intitulada Cauína, hoje comercializada para todo o Brasil; e Karlus Martins, que direto de uma fazenda em Quixeramobim produz queijos artesanais em ambiente controlado sob a marca Queijo do Tonho. A mediação é de Vanessa Santos (Senac/CE).
A terceira mesa propõe uma reflexão sobre o futuro com o tema Pra onde vamos? Como evoluir a Gastronomia sem perder a origem, com Ivan Prado (Mayú/CE) e Diogo Sabião (Niá Amazônia/RO), que ganhou destaque ao participar do programa Mestre do Sabor 2021. A mediação fica por conta de Carolina Daher.
Encerrando a programação, o Cozinha ao Vivo acontece de 18h30 às 20h, no terraço do Senac Reference. Três chefs convidados pelo Fartura Brasil ensinam receitas que podem ser degustadas pelos participantes do seminário.