Reduzir desigualdades, promover a cidadania, transformar realidades. Essas são algumas das oportunidades proporcionadas pelo acesso à educação de acordo com documento da agenda mundial 2030 da UNESCO. A partir deste, que é um direito universal, é possível mudar o cenário de vida não só do estudante, mas de toda a rede comunitária ao seu redor.
Foi com esse intuito que Teresa Maria, aos 65 anos, retornou para uma sala de aula como estudante. Em 2021, a aposentada recebeu um convite da professora de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Sesc, Nara Luce, para voltar a estudar e, mesmo acreditando que não tinha mais idade, aceitou com a condição de levar o irmão mais novo que precisava de incentivo.
Após 48 anos e com a proposta de que “nunca é tarde para aprender”, Teresa redescobriu o papel transformador da educação. Segundo a professora Nara, ela é uma das alunas mais participativas, dedicada e tem uma grande agilidade em assimilar os conteúdos. Tanto é que, quando o irmão não vai para a aula, Teresa passa para ele as atividades e transfere o conhecimento adquirido na escola.
“Quando eu cheguei aqui fui muito bem acolhida. Através dessa aula, fiquei com a minha cabeça muito concentrada, consigo dormir bem, relaxar. Estou muito feliz, me senti muito acolhida. Não tem cansaço que tira a minha felicidade de estar aqui”, afirma dona Teresa.
Conheça um pouco mais sobre a história da Teresa junto com a educação Sesc:
Aprendizados para a vida: Educação Sesc
As Escolas Educar Sesc apresentam uma proposta pedagógica de Educação Básica numa perspectiva inovadora e humanizadora, promovendo o desenvolvimento de habilidades e competências propositivas e interdisciplinares, incentivando o protagonismo estudantil na visão de educação ao longo da vida. No Ceará, as Escola Educar Sesc contemplam o Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Criar Sesc, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Pré-Vestibular.
A metodologia do Sesc vai muito além da sala de aula, possibilitando uma aprendizagem para a vida e interferindo positivamente no destino dos estudantes. Um conceito de escola inovadora que está atenta não só ao raciocínio lógico, mas também aos aspectos sociais, comportamentais, emocionais e a realidade em que o aluno está inserido, formando cidadãos.