Ícone do site Portal GCMAIS

Café Concerto homenageia Gal Costa neste fim de semana

Café Concerto homenageia Gal Costa neste fim de semana

Programa em homenagem a Gal Costa acontece neste sábado (2), às 9h, com reprise no domingo (3), às 10h.

Ela tem uma das mais bonitas e ousadas vozes da MPB e foi eleita como a sétima maior cantora brasileira pela revista Rolling Stone Brasil. A cantora e compositora baiana Maria da Graça Costa, a Gal Costa, é a homenageada no Café Concerto, programa da Atlântico Sul FM 105,7, neste sábado (2), às 9h, com reprise no domingo (3), às 10h.

Início

Gal Costa estreou nos palcos aos 19 anos cantando em um espetáculo de teatro em Salvador ao lado de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia e Tom Zé. No ano seguinte, ela deixa a capital baiana para viver no Rio de Janeiro. Lá, Gal participa de diversos festivais de música. O primeiro LP, ‘Domingo’, foi lançado em 1967, ao lado do também estreante Caetano Veloso. Em 1968 participou do disco ‘Tropicália ou Panis et Circencis’.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Publicidade

Primeiro disco

A canção ‘Baby’ seu primeiro grande sucesso solo, se tornou um clássico. Gal lançou o primeiro disco solo, Gal Costa, em 1969, que além de “Baby” e “Divino maravilhoso” traz as músicas “Que pena (Ele já não gosta mais de mim)” e “Não identificado”, todos grandes sucessos. 

Espetáculos

Em 1971 Gal Costa realizou um dos shows mais importantes da música brasileira: “Fa-Tal”. O espetáculo, gravado ao vivo, gerou o disco que até hoje é considerado por muitos críticos como o mais importante de sua carreira, o “Fa-Tal / Gal a Todo Vapor”, que traz grandes sucessos como “Vapor barato”, “Como 2 e 2” e “Pérola negra”. 

Aquarela do Brasil

Já em 1980 Gal gravou o disco “Aquarela do Brasil”, focado na obra do compositor Ary Barroso, e que trouxe hits como “Aquarela do Brasil”. No ano seguinte ela estreou um dos mais bem sucedidos discos de sua carreira, o premiado “Fantasia”, que trouxe vários sucessos, como “Meu bem meu mal”, “Açaí”, “Canta Brasil” e “Festa do interior”. Ao longo das décadas seguintes, Gal Costa alcançou a consagração como intérprete de MPB.

Sucesso

A baiana se destaca tanto pela afinação quanto pelo timbre de voz cristalino. Ao longo de sua profícua carreira, ela já gravou mais de 40 álbuns, sendo aclamada popularmente e disputada para parcerias, por renomados compositores e artistas. Em 2012, Gal Costa foi eleita como a sétima maior voz da música brasileira pela revista Rolling Stone Brasil. 

Músicas

Entre seus sucessos estão músicas como “Festa do Interior”, “Bloco do Prazer”, “Meu Nome É Gal”, “Meu Bem, Meu Mal”, “Um Dia de Domingo”, “Baby”, “Chuva de Prata”, “Vapor Barato” e “Pérola Negra”.

Café Concerto

Rádio Atlântico Sul Fortaleza 105,7 FM

Sábado 9h| Domingo 10h

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile