Ícone do site Portal GCMAIS

Os maiores sucessos de Fagner no Café Concerto deste fim de semana

Os maiores sucessos de Fagner no Café Concerto deste fim de semana

O Café Concerto vai ao ar às 9h deste sábado (12), com reprise às 10h no domingo (13).

Com apenas seis anos de idade ele ganhou um concurso de cantores infantis em uma rádio em Fortaleza e, ainda na adolescência, já começou a compor suas próprias músicas. O cantor, compositor e instrumentista cearense Raimundo Fagner Cândido Lopes, o Fagner, será o homenageado no Café Concerto, programa da Atlântico Sul FM 105,7, neste sábado (12), às 9h, com reprise no domingo (13), às 10h.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Início

Nascido em Fortaleza, Fagner foi registrado e se considera nascido no município de Orós, onde cresceu e passou a infância. Aos seis anos ganhou um concurso infantil na rádio local, cantando uma canção em homenagem ao dia das mães. Na adolescência, formou grupos musicais vocais e instrumentais e começou a compor suas próprias músicas. Em 1968, com 19 anos, Fagner venceu o Quarto Festival de Música Popular do Ceará. Ele tornou-se conhecido no Estado em 1969, após aparecer em programas televisivos de auditório, e juntou-se a outros compositores cearenses como Belchior, Amelinha, Fausto Nilo, Ednardo e Ricardo Bezerra. O grupo ficou conhecido como “o pessoal do Ceará”. 

Publicidade

Carreira nacional

A carreira nacional de Fagner começou em 1970 quando ele participou do Festival de Música Popular do Centro de Estudos Universitários de Brasília, com a música “Mucuripe”, e se classificou em primeiro lugar. No mesmo festival, ele recebeu menção honrosa e o prêmio de melhor intérprete. A partir de então, Fagner conseguiu despertar a atenção da imprensa do Sudeste, sendo suas canções intensamente executadas em bares. Suas composições começaram a ser gravadas por artistas como Elis Regina e Caetano Veloso. 

Primeiros discos

O primeiro LP de Fagner veio em 1973. O disco incluía a música “Canteiros”, um de seus maiores sucessos. A canção sobre poesia de Cecília Meireles. De volta ao Brasil, ele lança outros LPs na segunda metade dos anos 70, combinando um repertório romântico com a linha nordestina de seu trabalho. 

Festa

No final de 2021 ele lançou, com Elba Ramalho, o álbum ‘Festa’, reverenciando a obra de Luiz Gonzaga. O disco de 12 faixas traz composições que ganharam registro na voz do Rei do Baião. 

50 anos

Agora, celebrando os 50 anos de carreira, Fagner se prepara para lançar um álbum de músicas inéditas, regravações e uma homenagem ao conterrâneo e parceiro Belchior. 

Reconhecimento

Em 2011, Fagner foi considerado um dos 30 cearenses mais influentes do ano. Por sua importância na música, Fagner vem sendo constantemente incluído na lista dos maiores cantores de música latina. Ele já conquistou discos de ouro e platina e superou a marca de um milhão de cópias vendidas.

Café Concerto

Rádio Atlântico Sul Fortaleza 105,7 FM

Sábado 9h| Domingo 10h

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile