SUA VIDA NA MELHOR TRILHA

Ouça as melhores músicas do Titãs no Café Concerto neste fim de semana

Programa da Rádio Atlântico Sul FM 105,7 homenageia grandes nomes da música

Compartilhe:
9 de abril de 2021
Antonio A. F. dos Santos

Eles se conheceram, no final da década de 1970, no colégio em que estudavam em São Paulo e formaram o grupo “Titãs do Iê-Iê” para uma apresentação em um festival da escola. A formação inicial do Titãs contava com um número de integrantes bastante incomum: 8. Eram eles: Arnaldo Antunes, Branco Mello, Sérgio Britto, Nando Reis, Paulo Miklos, Marcelo Fromer, Tony Belloto e Charles Gavin. 5 deles eram vocalistas.

Ouça as melhores músicas do Titãs no Café Concerto neste fim de semana
A formação original do Titãs contava com oito integrantes, onde 5 deles se revezavam nos vocais. (Foto: Reprodução)

Início

O primeiro disco da banda foi lançado em 1984 já com o nome oficial Titãs. O trabalho trazia “Sonífera Ilha”, um verdadeiro fenômeno radiofônico. Em 1985 foi lançado o segundo disco, “Televisão”, produzido por Lulu Santos.

Em 1986 surgiu um dos discos mais aceitos dos Titãs: “Cabeça Dinossauro”. O álbum ficou no topo das principais listas dos melhores daquele ano e até hoje é apontado como um dos mais importantes da história do rock brasileiro. Devido ao sucesso de músicas como “Homem Primata”, “Família” e “Polícia”, em seguida, eles lançaram o quarto disco: “Jesus Não tem Dentes no País dos Banguelas”. E em 1988 um dos seus mais famosos trabalhos: “Go Back”.

Acústico MTV

Já sem Arnaldo Antunes, que deixou o grupo para se dedicar à carreira solo, o Titãs assumiu definitivamente sua vocação pop e sua popularidade alcançou um segundo ápice em 1997 no trabalho comemorativo de 15 anos: o “Acústico MTV”, que vendeu 1 milhão e 700 mil cópias. Além de músicas antigas que ganharam arranjos novos, o CD trazia canções inéditas como “Os Cegos do Castelo”. “Pra Dizer Adeus”, originalmente gravada em “Televisão”, se tornou um sucesso instantâneo e uma das músicas mais executadas em rádio naquele ano.

Em 2009 eles receberam um Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock Brasileiro por “Sacos Plásticos”. Em 2001, morre o guitarrista Marcelo Fromer, e o Titãs lança ‘A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana’, o primeiro álbum só de inéditas depois de quatro anos. O CD conquistou crítica, público e transformou a canção “Epitáfio” num grande sucesso no rádio e na TV.

Trio

Depois da saída de vários de seus integrantes, desde 2019, o grupo só possui 3 integrantes da formação original. Antes da pandemia de coronavírus, a banda se apresentava pelo Brasil com a turnê “Titãs Trio Acústico”, contando apenas com Sérgio Britto, Tony Belotto e Branco Mello, que se revezam nos vocais.  Durante o ano passado, a banda Titãs lançou três EPs, cada um com oito músicas, apresentando o registro integral das 24 músicas do show Trio Acústico. Neste ano, os repertórios dos três EPs foram reunificados em um álbum.

Sucesso

Com músicas executadas em todo o Brasil e, sucesso nos shows, o Titãs se tornou uma das bandas de rock mais bem sucedidas no Brasil, tendo vendido mais de 6 milhões e 300 mil álbuns e fazendo parcerias com vários artistas brasileiros de renome e diversos cantores internacionais. Ao longo de toda sua história, o Titãs se consagrou como uma das mais bem-sucedidas bandas brasileiras de pop rock dos últimos 40 anos, se reinventando nos palcos e influenciando bandas atuais. O grupo é considerado como uma espécie de “dinossauro” do pop rock brasileiro.

Programa Café Concerto

Rádio Atlântico Sul 105, 7

Sábado 09h | Domingo 10h

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.