Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
SUA VIDA NA MELHOR TRILHA
Banda Capital Inicial é homenageada no Café Concerto neste fim de semana
Programa da Rádio Atlântico Sul FM 105,7 traz os maiores sucessos do grupo de Brasília
Redação GCMAIS
Postado em 28 de maio de 2021
Banda Capital Inicial é homenageada no Café Concerto neste fim de semana
Os principais sucessos e curiosidades da carreira do Capital Inicial a partir das 9h deste sábado (29), com reprise no domingo (30). (Foto: Reprodução/Instagram)

Eles surgiram em 1982, em Brasília, e começaram a banda com uma pegada punk rock. O Capital Inicial é formado por Fê e Flávio Lemos, Loro Jones e Dinho Ouro Preto. 

Início

A primeira formação da banda Capital Inicial uniu os ex-integrantes do grupo Aborto Elétrico, da Blitz e Renato Russo. Depois de um desentendimento entre Fê e Renato, o novo grupo passa a se chamar Capital Inicial, com Dinho Ouro Preto nos vocais, um dos maiores fãs da antiga banda do líder da Legião Urbana. Dinho insistiu para que a banda incluísse canções do Aborto no repertório, e mais tarde chamou Renato para concluir a letra de “Música Urbana”, que se tornaria um dos primeiros sucessos do Capital Inicial. A banda segue em constantes viagens e apresentações nos principais palcos do underground do rock brasileiro. Em 1984, eles assinam seu primeiro contrato fonográfico e se mudam para São Paulo. Logo em seguida lançam seu primeiro registro em vinil, o compacto duplo ‘Descendo o Rio Nilo/Leve Desespero’ e integram o elenco da trilha sonora do primeiro “filme-rock” brasileiro, Areias Escaldantes, de Francisco de Paula, ao lado de Ultraje a Rigor, Titãs, Lobão e os Ronaldos, Ira!, Metrô, Lulu Santos e May East.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Primeiros discos

Em 1986 a banda lança o primeiro LP “Capital Inicial”, recebendo ótimas críticas. O trabalho trazia faixas como “Música Urbana”, “Psicopata”, “Fátima” e “Leve Desespero”. A faixa “Veraneio Vascaína”, que também fazia parte do álbum, foi censurada pela Polícia Federal e fez o disco sair com um selo “Venda proibida para menores”. Em 1987, depois de gravar o disco “Independência”, a banda é convidada para abrir os shows da turnê do cantor inglês Sting no Brasil. No ano seguinte, chega às lojas ‘Você não Precisa Entender’ com “A Portas Fechadas”, “Pedra Na Mão” e “Fogo”.

Divergências e volta

Depois do lançamento de mais 3 álbuns, em 1992, divergências musicais e pessoais levam o vocalista Dinho Ouro Preto a seguir carreira solo. 1998 após o lançamento do álbum ‘O Melhor do Capital Inicial’, os quatro integrantes originais decidem voltar aos palcos. Dinho Ouro Preto, Loro Jones, Fê Lemos e Flávio Lemos voltam à estrada com um novo show em comemoração aos 15 anos da banda. 

Acústico MTV

O lançamento do álbum e dvd Acústico MTV – Capital Inicial, lançado em 2000, foi um novo marco na carreira da banda. Com a participação do cantor e compositor Kiko Zambianchi, o trabalho conquistou um grande sucesso comercial, ganhando 3 discos de platina e marcando o ressurgimento da banda. Em 2001, ainda com a turnê acústica, o Capital Inicial faz um aclamado show no terceiro Rock in Rio diante de uma plateia de 250 mil pessoas. 

Acidente

Em 2009, durante um show, o vocalista Dinho Ouro Preto caiu de um palco com três metros de altura. O vocalista sofreu traumatismo craniano leve e uma fratura na costela. Após cinco dias, o cantor voltou para a UTI por causa de uma infecção. Depois que deixou o hospital, com quase um mês de internação, Dinho e os integrantes da banda entraram em estúdio para a gravação do décimo segundo álbum de estúdio do grupo, ‘Das Kapital’. O disco traz algumas canções que contam um pouco do drama vivido por Dinho.

Nova York

Em 2015, o Capital Inicial decidiu gravar um segundo álbum acústico em Nova York. ‘Acústico NYC’ teve na maior parte do seu repertório canções gravadas após o Acústico MTV, além de três composições inéditas, uma canção dos anos 80 (“Belos e malditos”) e covers de Legião Urbana e Charlie Brown Jr. Artistas como Lenine e Seu Jorge fizeram participações especiais.

2021 

Neste ano a banda anunciou que está preparando um novo projeto e divulgou um vídeo com os bastidores das gravações. 

Dinho Ouro Preto comentou o retorno:

“A gente está subindo pelas paredes por estar sem tocar a tanto tempo, então a gente pensou em bolar um projeto especial para vocês, algo que pudesse ser um desafio para o Capital e, ao mesmo tempo, surpreender vocês aí do outro lado”, disse.

O lançamento mais recente do Capital Inicial aconteceu em dezembro de 2020, com o single “Incondicionalmente”.

Programa Café Concerto

Rádio Atlântico Sul 105,7

Sábado 9h | Domingo 10h

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<


Deixe seu comentário