CNH Gratuita: confira vagas e estados que oferecem o benefício | Portal GCMAIS

Jovem Pan News FM 92.9

AO VIVO
HABILITAÇÃO
CNH Gratuita: confira vagas e estados que oferecem o benefício
Além do Ceará, outros 14 estados também conta com projetos de CNH gratuita
REDAÇÃO GCMAIS
Postado em 15 de outubro de 2021
CNH Gratuita: confira vagas e estados que oferecem o benefício
Foto: Agência Brasil

Criada com o objetivo de atender a população em situação de vulnerabilidade social disponibilizando a carteira de habilitação sem custos, o projeto CNH Gratuita está sendo oferecida por diversos estados brasileiro. Entre eles, o Ceará, que lançou nesta quarta-feira (13) uma ação para disponibilizar 25 mil carteiras para cearenses.

Saiba mais | 10,5 milhões ainda não sacaram fundo PIS/Pasep; saiba se você tem direito

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Além do Ceará, outros 14 estados também conta com projetos de CNH gratuita: Amazonas; Bahia; Distrito Federal; Espírito Santo; Goiás; Maranhão; Minas Gerais; Pará; Paraíba; Pernambuco; Rio Grande do Norte; Rio Grande do Sul; Roraima e São Paulo.

As inscrições para a CNH Social podem ser feitas no site do Detran de cada um desses estados (para localizar de seu estado basta procurar por www.detran.(sigla do estado).gov.br). No ato da inscrição, é necessário informar alguns dados pessoais, como nome completo, número de documentos, endereço, canais para contato e renda familiar.

Leia também | Bolsa Família: pagamento começa segunda (18); veja datas

Como tirar a CNH Gratuita?

Para estar apto a tirar a CNH Gratuita é preciso cumprir os requisitos, que são os mesmos de quem tira a carteira paga: ter o mínimo de 18 anos, ser alfabetizado, possuir documento de identidade ou equivalente e CPF.

Leia também | CNH Popular: confira simulado da prova teórica

Já o programa CNH gratuita tem algumas exigências sociais: Saber ler e escrever; Possuir uma renda familiar de até 2 salários mínimos; Deve estar desempregado a mais de 1 ano; Estar inscrito no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal (CadÚnico); ou Ser beneficiário de algum programa social, como o Bolsa Família; ou
Ser estudante de rede pública e ter um bom desempenho escolar; ou Ser egressa do sistema prisional; ou Ser agricultor rural.

Leia também: CNH Popular: confira passo a passo da inscrição

Etapas para conseguir a habilitação:

1) Inscrição: além de preencher o formulário de inscrição inicial online ou presencial é preciso pagar taxa de inscrição.
2) Exames psicológicos (psicotécnico) e de aptidão física e mental (médico): a taxa dos exames médico e psicotécnico deve ser paga na clínica.
3) Curso Teórico Técnico: 45 horas/aula sobre a legislação de trânsito, sendo preciso no final pagar o DAE da Prova de Legislação e fazer o agendamento do exame;
4) Prova de Legislação: a pontuação deve ser igual ou superior a 21 pontos;
5) Curso de prática veicular: deve ser pago a taxa de Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV) e realizar 20 horas/aula de prática veicular em via pública;
6) Exame de Direção Veicular: efetuar o pagamento do DAE do Exame de Direção.

Inscrições para a CNH Social 2022

Para se inscrever na CNH Social 2022 são exigidos alguns documentos. Veja a lista: Número de inscrição social (NIS); CPF; Data de nascimento; Nome completo do candidato; Comprovantes de renda de todos os familiares; Endereço completo; Nome da mãe.

Leia também | Saiba como baixar a CNH Digital do Detran no celular

Após a inscrição é realizado o processo de seleção que verifica os dados informados, de acordo com os requisitos do programa. Dessa forma, serão observados alguns critérios para determinar quem será o beneficiário do programa. Saiba quais:

– Menor renda per capita;
– Maior número de componente na família;
– Candidatos inscritos no programa “ocupação social”;
– Candidatos com ensino fundamental completo;
– Além de candidatos inscritos no bolsa família;
– Data e horário da inscrição.
– CNH Social

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<


Deixe seu comentário