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A influência na comunicação e a evolução do Marketing

Imagem: Reprodução

Não é novidade que o marketing evolui a cada ano que passa, e as estratégias vão se renovando de acordo com as oportunidades e a percepção de comportamento de consumo. O ideal para as marcas é encontrar a estratégia perfeita para o seu negócio alavancar, buscando sempre converter sua comunicação em venda. A propaganda é a forma direta que o marketing usa para apresentar os produtos ou serviços de uma marca, e assim poder expandir seu negócio. Porém, a propaganda escrachada é rejeitada por grande parte do público, tornando esse tipo de comunicação obsoleta. Novas estratégias de marketing surgem, e o ideal é fazer com que seu cliente seja influenciado pela comunicação, espontaneamente. A influência é o efeito adotado pelas pessoas que confiam e se identificam com uma personalidade que seja conhecida, na sua comunidade ou no canal de conteúdo de sua preferência. O marketing de influência é a utilização do poder da influência, de uma certa personalidade, para propagar a marca de uma empresa.

Marketing de influência no posicionamento de uma marca

A empresa brasileira de sandálias Havaianas foi uma das primeiras a sentir os efeitos do marketing de influência. Apesar dos grandes investimentos em propagandas na TV por muitos anos, a empresa passou por uma grande crise, pelo fato de associarem a marca a produtos para “pobres”, fazendo seu faturamento declinar. Então, com uma nova estratégia, passou a utilizar personalidades famosas em suas propagandas, como Rodrigo Santoro, Henri Castelli, Letícia Spiller, Malu Mader, dentre outros, que faziam sucesso naquele momento.

Com isso, a Havaianas passou a perceber uma evolução em seus resultados, mudando seu posicionamento no mercado e nas propagandas. Nesse sentido, as marcas acabam usando a fama, a autoridade ou a credibilidade de personalidades para se posicionar de forma a atrair as pessoas a comprarem seus produtos ou serviços.

A evolução do marketing

As mídias digitais trouxeram uma nova fase para a evolução do marketing e a internet democratizou a busca por conteúdos específicos. O que, antes, apenas os canais de TV apresentavam, as redes sociais também passaram a entregar. Portanto, no Youtube, Instagram, Facebook e nos outros canais digitais, começaram a surgir personalidades em nichos específicos, conhecidos por influenciadores digitais, que passaram a ser percebidos pelas marcas como uma nova oportunidade de comunicação.

Em uma pesquisa feita em março deste ano (2022) pela LatAm Intersect PR (Agência de Relações Públicas na América Latina), mais de dois terços dos brasileiros acreditam muito em tudo que os influenciadores recomendam.

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Por se tratar de uma estratégia mais assertiva, e econômica, muitas empresas já adotam o marketing de influência em seu planejamento estratégico. A diferença entre propaganda televisionada e impulsionamento por marketing de influência é que enquanto na TV há grande alcance de audiência, já nas redes sociais a conversão pode ser gerada instantaneamente, por alcançar um nicho específico.

Uma plataforma estratégica

Por isso, a Powerhouse de Marketing de Influência, Spark, trouxe para o Brasil a plataforma estratégica Tagger, que filtra rapidamente milhões de contas e postagens digitais dentre mais de 6 milhões de perfis de criadores e mais de 300 mil marcas de mais de 70 países. Encontra influenciadores importantes que falam a língua do seu público-alvo, e economiza horas de trabalho manual.

Além disso, a Spark desenvolveu outras plataformas especializadas em marketing de influência para avançar nesta estratégia, como a Simboo ADS e a Talkative, ajudando a conectar criadores de conteúdo com empresas, de acordo com seus públicos.

O marketing de influência vem sendo explorado bastante pelo imenso potencial que tem; abrindo novas oportunidades para agregar valor às marcas e aos criadores. Antes, as influências eram exploradas através de artistas globais, e hoje, com as redes sociais, os nichos vão se formando, e as pessoas comuns vão se tornando influenciadoras de suas próprias marcas ou de mercados e nichos específicos.

Referências

Mundo do MarketingPlataformas de Marketing de Influência / Spark – Marketing de Influência

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