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Dragão Fashion: sucesso absoluto

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30 de maio de 2022
Jonas Viana
Dragão Fashion: sucesso absoluto

Dragão Fashion Festival atraiu cerca de 30 mil fortalezenses que conferiram programação multifacetada, voltada para cultura, economia, formação, indústria, gastronomia, inovação, fitness e turismo. O festival, com edição Ocupe seu Espaço – organizada em uma estrutura de 30.000 m² no Aterro da Praia de Iracema, em Fortaleza (CE), foi marcado por desfiles de marcas de reconhecimento nacional e de revelações da moda autoral.

 

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“Os dois últimos anos nos mostraram que nos momentos de maior desafio é onde conseguimos nos reinventar e superar as adversidades. Acredito que é esta mensagem a maior mensagem que o DFB 22 quer passar: desafios existem para serem superados. Esse é o motivo para quatro dias de intensa celebração, reencontros, sensação de esperança renovada e construção do maior DFB da história”, declara Claudio Silveira, mente criativa do DFB Festival.

 

O DFB Festival 2022 é realizado pela Artesanias do Ceará e apresentado pela Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal e pelo Governo do Estado do Ceará. Agradecimento à Enel, patrocínio Giga Mall e apoio da Prefeitura de Fortaleza, Sebrae, Cagece e Vicunha. O Evento conta com o apoio institucional da Secretaria de Cultura (Secult/CE).

Dragão Fashion

Faculdade Santa Marcelina (SP) venceu Concurso dos Novos

 

Identidade criativa, no Dragão Fashion

Na edição deste ano, a criatividade e a economia criativa dos fortalezenses ganharam destaque durante os desfiles, exposições e ações educativas. Em 2019, Fortaleza ganhou o título de Cidade Criativa do Design pela Unesco em virtude da edição presencial do DFB Festival no mesmo ano, quando mais de 3,6 mil postos de trabalho foram gerados e pelo menos 42 mil pessoas circularam pelo evento durante os quatros dias de programação.

 

Megaestrutura e espaços de lazer e gastronomia

Dragão Fashionl apresentou ainda a maior estrutura da sua história. Com 30.000 m² construídos sobre as areias do Aterro da Praia de Iracema, a Cidade Autoral apresentou duas passarelas gigantes, dois pavilhões com dezenas stands, coleções e expositores, arena de beach tennis, palco de 28 metros de altura e 100% reciclável, espaços kids e pet-friendly e áreas com grande diversidade gastronômica.

 

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Jornada do conhecimento e digitalização

Ao longo de quatro dias, o Dragão Pensando Moda (DPM) se transformou em um verdadeiro espaço de formação e troca de vivências. Promovido pelo Senac, a programação encerrou com destaque a moda contemporânea e seus desafios para inclusão e sustentabilidade na moda.

 

No início da manhã, Dudu Bertholini, Itiana Pasetti e Adriana Tubino conduziram um workshop sobre o ecossistema da moda. Complementando a programação da tarde, o público assistiu a mesa redonda com Belly Palma, Denise Faertes, Lilyan Berlim e Eduardo Motta, grandes vozes do assunto, que compartilharam vivências e soluções criativas para construir marcas mais inclusivas no mercado.

 

O evento contou também com uma programação digital. Fora da Cidade Autoral, o público assistiu a entrevistas, prévias, podcasts via Dragão Fashion TV e DFBCast. Os desfiles e a programação de talks foram transmitidos simultaneamente no canal do Youtube via lives. As lives já somam mais de três mil visualizações e centenas de interações virtuais.

dragão fashion

Selvagens à Procura de Lei fez a festa de encerramento do DFB

Agitação e ritmos urbanos

No encerramento do DFB Festival, atrações de diversos ritmos e gêneros agitaram a Cidade Autoral. Em clima sunset, Two Notty, dos irmãos DJs Marcello e Felipe Barra, contagiaram o público com um repertório eclético e cheio de remixes eletrizantes.

Pela noite, o rapper Doixton trouxe a versatilidade do trap nacional para o Palco Factory. A grande atração da noite, a banda Selvagens à Procura de Lei agitou a multidão de fãs com sucessos e hits do indie e rock nacional,

 

Exaltação do feminino, inclusão e produção manual, no Dragão Fashion

A última noite de desfiles, do Dragão Fashion, foi marcada pela exaltação do feminino, inclusão e diversidade de corpos e reverência às produções de diferentes técnicas de renda. Para início do espetáculo, o Concurso dos Novos apresentou as produções talentosas de estudantes e professores da Unifor, UFC e Universidade Potiguar. O vencedor desta edição foi a Faculdade Santa Marcelina (SP), seguida da Senac / Sergipe; e FBUni (CE).

Representando a moda beachwear, a Sau Swin encantou o público com produções que celebraram a figura de fluidez e versatilidade do gênero feminino.

Rendá, idealizada por Camila Arraes, trouxe uma releitura artística e poética com uma coleção feita inteiramente de renda. A marca Marina Bitu cruzou a passarela com a coleção Octopus, que retratou a ligação da figura feminina com o oceano em peças sensíveis e fluida. A Baba transportou o público para o outro mundo com criações inteiramente coloridas, estampadas e provocativas e recortes profundamente criativos.

Encerrando com chave de ouro, Ivanildo Nunes assinou a coleção Richeulieu, feito em parceria com o Senac. As peças predominantemente escuras ressaltaram elegância e sofisticação, tendo a renda em constante destaque nos mais variados recortes e justaposições.