Coluna + Vida Hapavida

Hábitos diários ajudam a combater doenças

Compartilhe:
15 de fevereiro de 2021
Jonas Viana

Nos primeiros meses do ano, o período de chuvas começa a se intensificar em boa parte do Brasil, especialmente no Norte do País, devido aos fatores climáticos da região. Algumas doenças como as síndromes gripais (Influenza A (H1N1) e Influenza B), acontecem, principalmente, nos meses mais frios do ano, como outono e inverno, e as doenças transmitidas pelo vetor Aedes Aegypti (dengue, zika e chikungunya) acontecem com maior incidência nas épocas mais quentes do ano e com maior volume de chuva. Essas doenças são motivos de preocupação para a maioria da população, principalmente a que mora em áreas afetadas pelo grande volume de águas.

Hábitos diários ajudam a combater doenças

De acordo com o infectologista do Hapvida, o médico João Paulo Vasconcelos Poli, essas são doenças graves que todos os anos acometem a população e precisam de cuidados, isso porque elas podem ser confundidas com os sintomas da gripe, gerando complicações no quadro, caso não sejam tratadas, e agora também podem ser confundidas com os sintomas do novo coronavírus.

“É de extrema importância que a população possa reconhecer os sintomas dessas doenças e buscar atendimento médico. Os principais sintomas se manifestam, na maior parte, através de dores no corpo, febre, tosse, desânimo, dor atrás dos olhos, dor de cabeça e dor de garganta. Nas crianças, pode acontecer sintomas como coriza, olhos lacrimejando e tosse. Procurar ajuda médica o mais breve possível pode evitar que o quadro evolua”, explica o médico.

Poli relata que essas doenças são contínuas no nosso País, “essas doenças sempre vão e voltam. No momento, a atenção maior está voltada para a Covid-19, mas é preciso ter atenção com essas doenças que não estão sendo comentadas.” O infectologista ressalta que é necessário redobrar a atenção durante o período de chuvas e tomar as devidas precauções.

“Caso o paciente tenha apresentado algum desses sintomas e tenha sido medicado no centro médico, mas não apresentou melhoras, a recomendação é voltar rapidamente para o hospital, fazer os exames necessários para que seja possível diagnosticar a enfermidade de forma acertada e ficar em observação”, esclarece.

Prevenção

O médico garante que alguns cuidados básicos podem contribuir para prevenir essas doenças, principalmente a dengue. “Medidas simples como usar telas nas portas e janelas, evitar o acúmulo de água em recipientes e pneus, limpar calhas, piscinas e aquários e colocar areia nos vasos de plantas, são ações importantes para proteger todos da casa contra o mosquito causador da dengue. É fundamental também as famílias criarem uma rotina semanal de checar os reservatórios para evitar criadouros dentro do mosquito nas casas”, destaca.

Com relação às síndromes gripais, o especialista explica que a transmissão pode acontecer através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, espirrar e tossir ou por meio das mãos (tocando boca, nariz e olhos) após contato com locais contaminados.

Por isso, as recomendações para se prevenir são: não compartilhar alimentos, copos toalhas e objetos de uso pessoal; lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar; e procurar um médico ou unidade de saúde mais próxima em caso de gripe para diagnóstico.

A influenza é uma doença transmitida através do vírus influenza e provoca febre, dores de garganta e outros sintomas. A influenza é uma doença sazonal, mais comum no inverno, que causa epidemias anuais, podendo haver anos com maior ou menor intensidade de circulação de vírus influenza. Os sintomas da influenza A aparecem entre 3 e 7 dias após contato com o vírus. Existem outros tipos de influenza que podem trazer danos à saúde.

Já a dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus (existem quatro tipos diferentes de vírus da dengue transmitidas pelo Aedes Aegypti: sorotipos 1, 2, 3 e 4), que acontece principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente acontecem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.