VACINAÇÃO

Após compra direta, Ceará deve receber 3 milhões de doses da CoronaVac até 25 de agosto

A informação foi divulgada pelo secretário da Saúde do Estado, Dr. Cabeto

Compartilhe:
9 de agosto de 2021
Márcia Catunda

Após assinar o contrato de compra direta de 3 milhões de doses da vacina CoronaVac, o Governo do Ceará aguarda a chegada deste novo lote até o dia 25 de agosto. A informação foi divulgada pelo secretário da Saúde do Estado, Dr. Cabeto, em um vídeo que fala sobre a assinatura deste documento.

Após compra direta, Ceará deve receber 3 milhões de doses da CoronaVac até 25 de agosto
Foto: Reprodução

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Leia também | Cearenses podem receber a 2ª dose ou dose única da vacina em condições específicas

“No contrato está colocado a possibilidade e a necessidade do Ceará receber 3 milhões de doses no dia 25 de agosto”, afirma o titular da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). “Nós estamos preparando a estrutura para vacinar todo mundo muito rápido: usar um milhão e meio e, 30 dias depois, o restante, fazendo com que a gente ande muito rápido na vacinação do Ceará”, detalha.

Recentemente, o secretário da Saúde havia viajado até São Paulo para negociar a aquisição desses imunizantes diretamente com o Instituto Butantan. Além disso, um membro do Governo do Ceará participava de negociações diretamente com o laboratório da Sinovac, na China.

“Hoje encaminhamos o documento de compra da CoronaVac para o Butantan. Nós estivemos lá há alguns dias tratando dessa negociação que aconteceu com importante participação do Secretário de Assuntos Internacionais, doutor César Ribeiro. Doutor César esteve lá durante 60 dias tratando diretamente na Sinovac a obtenção dessas vacinas”, explica Dr. Cabeto.

Leia também | Vacinação em Fortaleza: confira lista de agendados para esta segunda-feira, 9 de agosto (09/08)

O secretário ressaltou, ainda, a importância da chegada destas novas doses para a aceleração da imunização dos cearenses e garantia da superação da pandemia. “A aquisição dessas 3 milhões de doses vai fazer ampliar a população vacinada para que a gente possa proteger a população cearense e manter as nossas atividades, evidentemente, mantendo os cuidados, como usar máscaras, álcool em gel e seguindo os protocolos sanitários”, destaca.

A divulgação deste contrato acontece alguns dias depois de o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), ter informado a suspensão da compra de 5,5 milhões de doses da Sputnik V, o imunizante russo. Segundo Camilo, limitações impostas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), desde o começo do processo, têm dificultado a efetivação da compra.

“Diante da lentidão do Governo Federal no fornecimento de vacinas para os estados, temos buscado todas as formas da aquisição direta junto aos laboratórios para acelerar a vacinação, principalmente com a ameaça da nova variante Delta”, escreveu o governador na ocasião.

Leia também | Vacinação em Fortaleza: segunda dose antecipada? Confira a orientação da Prefeitura

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.