TECNOLOGIA

Vírus do iOS pode enganar usuários de iPhones com falsa reinicialização; entenda

O método não é feito a partir de nenhuma falha no iOS

Compartilhe:
7 de janeiro de 2022
Roberta Fontelles

Pesquisadores do laboratório ZecOPS desenvolveram um novo tipo de ameaça virtual para iPhones que engana usuários com uma falsa reinicialização do aparelho.

Vírus do iOS pode enganar usuários de iPhones com falsa reinicialização; entenda
Foto: Pexels

iPhones: reinicialização do sistema

O método, batizado pelos pesquisadores de NoReboot (Sem Reinicialização, em tradução livre), não é feito a partir de nenhuma falha no iOS. A ação é um truque de engenharia social, o que impede que ele seja corrigido pela Apple.

O NoReboot foi testado a partir da criação de um cavalo de troia em prova de conceito capaz de injetar códigos no iOS, que ao usuário começar o processar de reiniciar ou desligar o iPhone, fazem com que o aparelho não responda mais ao toque e exiba as telas esperadas.

A Apple ainda não se posicionou sobre o assunto.

Leia mais | Saiba se o seu celular está adequado para receber a tecnologia 5G

Tecnologia 5G

A internet 5G deve chegar às maiores cidades brasileiras até o fim do primeiro semestre de 2022. Diante da novidade, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou lista de aparelhos compatíveis com a nova tecnologia. No total, são 45 telefones celulares.

Em nota, a Anatel informou que o cliente pode confirmar se o aparelho está pronto para acessar a rede verificando se existe um selo de homologação localizado no manual. Outra opção é consultar a operadora.

“A certificação e a homologação garantem ao consumidor a aquisição e o uso de produtos para telecomunicações que respeitam padrões de qualidade e de segurança, além do atendimento a funcionalidades técnicas regulamentadas pela Anatel”, destaca a nota.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.