O anúncio foi feito pelo chanceler austríaco, Karl Nehammer
Áustria confirma vacinação obrigatória a partir de fevereiro; quem não cumprir, receberá multa
O Governo da Áustria decidiu tornar a vacinação contra a Covid-19 obrigatória para adultos a partir de fevereiro deste ano. O chanceler austríaco disse que será aplicada multa pesada a quem não cumprir a determinação. O anúncio foi feito em entrevista coletiva neste sábado (16) pelo chanceler austríaco, Karl Nehammer.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Com a medida, a Áustria será o primeiro país da Europa a tornar a vacinação contra a covid-19 obrigatória. “É um projeto sensível”, mas “de acordo com a Constituição”, afirmou o chanceler.
Leia também | Brasil recebe segunda remessa de vacina pediátrica da Pfizer
Nehammer anunciou também que haverá “uma fase de adaptação” até meados de março e, a partir daí, controle e aplicação de multa aos não vacinados. O Governo confirmou que haverá xceções para grávidas e os que não podem ser vacinados por razões médicas.
Repercussão da vacina obrigatória na Áustria
Ao longo da semana, o debate em torno da vacinação obrigatória gerou debates acalorados, quer no Parlamento, quer na sociedade. A medida divide profundamente a sociedade austríaca, no momento em que altura em que 71,5% da população elegível tem o ciclo de vacinação completo, um número baixo se comparado com o de outros países europeus.
Leia também | Por falta de vacina contra a Covid-19, tenista Novak Djokovic é deportado da Austrália
Uma das repercussões mais fortes foi protesto deste sábado (15), que reuniu 27 mil pessoas em Viena, a capital, acusando o governo de desrespeitar as liberdades individuais.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
O projeto de lei que determina a vacinação obrigatória deverá ser aprovado quinta-feira (20) pelo Parlamento, onde conservadores e verdes têm larga maioria e, para essa medida, contam ainda com os líderes dos partidos social-democrata e liberal. Só a extrema-direita é contra.
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.