Criminosos mandam uma mensagem pelo whatsapp informando que a pessoa tem dinheiro para receber e deve clicar em um link, que é falso
‘Dinheiro esquecido’: sistema do Banco Central vira isca para golpe; saiba como se proteger
Após quatro dias de lançamento, o site do Banco Central que mostra para o consumidor se ainda tem algum dinheiro esquecido a receber já virou isca para novos golpes.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Relatos em redes sociais mostram que criminosos mandam uma mensagem pelo whatsapp informando que a pessoa tem dinheiro para receber e deve clicar em um link, que é falso. Por esse link, a vítima é induzida a preencher informações pessoais que serão usadas para golpes.
Mas tão rápido quanto a ação desses golpistas, deve ser o cuidado que devemos tomar ao receber mensagens ou ligações informando qualquer tipo de vantagem. A advogada Renata Abalém, diretora jurídica do Instituto de Defesa do Consumidor e do Contribuinte, dá as dicas. Ouça:
Renata Abalém explica também como deve ser a ação dos golpistas para quem deve ter dinheiro a receber pela plataforma. Ouça:
De acordo com a Serasa Experian, no Brasil, acontece uma tentativa de fraude a cada sete segundos. No período de um ano foram registradas mais de 3 milhões e 800 mil movimentações suspeitas.
Leia também | Banco Central: consulta de valores a receber só será retomada em 14 de fevereiro
Depois de sair do ar por causa do alto volume de acessos, o sistema do Banco Central que permite consultar dinheiro esquecido em bancos e instituições financeiras só voltará a funcionar em 14 de fevereiro.
Por três semanas, a funcionalidade dentro do sistema Registrato permitirá apenas consultas. Os pedidos de transferência dos valores só poderão ser agendados a partir de 7 de março.
“O BC informa que, a partir de 14/02/2022, o cidadão poderá consultar se têm algum valor a receber. Em caso positivo, será imediatamente informado sobre a data em que poderá solicitar a transferência dos recursos para sua conta. Essas solicitações de transferências poderão ser agendadas a partir de 07/03/2022, na data informada pelo sistema”, informou o BC em nota.
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.