CORONAVÍRUS

Vacina da Janssen tem produção interrompida; entenda o motivo

A suspensão surpreendeu a Covax Facily, iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS)

Compartilhe:
11 de fevereiro de 2022
Portal GCMAIS

A Johnson & Johnson suspendeu, temporariamente, a produção da vacina da Janssen contra a covid-19. A ação, noticiada pelo jornal The New York Times, ocorreu em dezembro e teria sido motivada por questões econômicas e adequação ao mercado.

Vacina da Janssen tem produção interrompida; entenda o motivo
Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O imunizante era produzido em uma instalação localizada em Leiden, na Holanda e, de acordo com fontes anônimas, a fabricação será retomada em alguns meses. A unidade holandesa está empenhada na produção de outra vacina experimental, que não tem relação com o coronavírus.

A Johnson & Johnson teria contratado outras instalações para fabricar o imunizante da Janssen, mas que ainda não estão funcionando ou que não tiveram aprovação regulatória.

A suspensão surpreendeu a Covax Facily, iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) que trabalha para a aquisição e distribuição de vacinas a países de baixa renda.

Para os representantes do programa de distribuição de vacinas da União Africana, este não é momento de mudar linhas de produção, pois a vida das pessoas no mundo todo está em jogo. A Johnson & Johnson garante que está focada em garantir que a vacinada Janssen esteja disponível onde for preciso.

Leia também | Saiba mais sobre a vacina da Janssen, aplicada em dose única

Vacina da Janssen

A vacina utiliza uma tecnologia de vetor viral não replicante, ou seja, há uma modificação do adenovírus para que ele perca o poder de replicação. Com isso, ele não é capaz de causar nem mesmo um resfriado. Depois, os cientistas colocam parte do material genético do Sars-CoV-2 nele. Ao entrar no organismo, esse composto induz nosso sistema imunológico a produzir anticorpos contra o coronavírus, sem o risco de gerar a Covid-19.

Além disso, é possível acondicionar as doses por até três meses em geladeira comum, numa temperatura entre 2° e 8° graus celsius, o que beneficia países com clima tropical, como o Brasil. Com essa vacina, a imunidade contra a Covid-19 na forma grave começa duas semanas após a aplicação.

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.