O comunicado de perigo vale desta sexta-feira (2) até a manhã de sábado
Ceará tem alerta de chuvas intensas no litoral
O litoral do Ceará tem possibilidade de chuvas intensas, alertou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O comunicado de perigo vale desta sexta-feira (2) até a manhã de sábado e os temporais também são esperados para o litoral do Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Chuvas intensas no litoral do Ceará
De acordo com o o instituto, as chuvas podem variar entre 50 e 100 milímetros ao dia (mm/dia), com ventos intensos de 60 a 100 quilômetros por hora (km/h). As chuvas devem atingir as capitais Fortaleza e São Luís e as regiões “norte cearense, noroeste cearense, leste maranhense, norte maranhense, oeste potiguar, oeste maranhense, metropolitana de Fortaleza, Jaguaribe, norte piauiense, sertões cearenses, central potiguar, centro-norte piauiense, agreste potiguar, leste potiguar”.
A meteorologia alerta que o volume de chuvas aumenta o “risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”. O alerta ocorre na sequência das chuvas que atingiram Pernambuco e Alagoas nos últimos dias.
Chuvas em Pernambuco
Em Pernambuco, o último balanço da Defesa Civil do estado divulgado na noite da última quarta-feira (1°) informa que o número de mortos chegou a 120 pessoas. O total subiu após os bombeiros resgatarem cinco corpos e a morte de nove pessoas em unidades de saúde.
Dois corpos foram resgatados na Comunidade Vila dos Milagres, na zona oeste da capital pernambucana. Uma das vítimas era uma criança, encontrada a três metros de profundidade. Outros dois corpos foram retirados em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. Uma das pessoas era uma mulher. O quinto corpo, de uma vítima carregada pela enxurrada, foi localizado em Limoeiro, no agreste do estado.
O total de desabrigados saltou para 7.312 pessoas. De acordo com o governo pernambucano, eles estão alojados em 66 abrigos em 27 municípios. Mais de 40 cidades de Pernambuco decretaram ou estão em processo de decretar situação de emergência.
Em Alagoas, o boletim da Defesa Civil estadual aponta que, até o início da tarde da quarta-feira, 11.894 pessoas estavam desabrigadas ou desalojadas nos 33 municípios que tiveram a situação de emergência decretada.
Leia mais | Com 135,8mm, Fortaleza bate novo recorde e registra a maior chuva de 2022
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.