A intervenção do profissional de educação física é fundamental para garantir a segurança na prática do exercício físico
Confira dicas de como iniciar a prática de exercícios físicos de forma segura
A regra é clara: todas as pessoas devem realizar exercícios físicos com a orientação e o acompanhamento de um profissional de Educação Física. A orientação é do professor Sérgio Franco, presidente da comissão Fitness e de atividades ao ar livre do Conselho Regional de Educação Física da 5ª Região (CREF5-CE).
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O especialista é enfático ao defender o trabalho desempenhado pelo profissional de Educação Física. “É ele que possui a formação e tem a prerrogativa para orientar e prescrever os exercícios físicos de forma mais assertiva, promovendo melhores resultados e com mais segurança para população”, destacou Franco.
A recomendação é categórica quando se fala sobre os riscos da prática sem o acompanhamento profissional. Até porque, segundo o professor, o exercício físico é uma atividade estruturada e organizada que exige um planejamento com finalidades de traçar metas para atingir objetivos.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
“A falta de um planejamento de treino elaborado por um profissional de Educação Física pode levar a uma sobrecarga de treino inadequada, treinando demais ou de menos, ocasionar risco de lesões, fazendo com que se abandone os exercícios, gerando frustrações”, alertou Sérgio. Para garantir a segurança das pessoas, o especialista ainda recomenda que o profissional de Educação Física deve estar registrado no conselho da classe.
Trinta minutos de atividade física é uma dose de saúde
Quantas vezes por semana é recomendada a prática de atividades físicas? O professor orienta de três a cinco vezes por semana, com pelo menos 150 minutos e um máximo de 300 minutos de exercícios com intensidade moderada a vigorosa. A instrução segue a didática do Colégio Americano de Medicina do Esporte, uma das principais referências em medicina esportiva.
Além disso, o especialista elenca 4 passos para dar início aos exercícios físicos:
1) Realizar uma avaliação física com o profissional de Educação Física antes de iniciar um programa de treinamento;
2) Se a idade for superior aos 30 anos, realizar consulta com o médico especialista em medicina esportiva ou cardiologista;
3) No caso de praticar exercícios em academias, box de Crossfit e estúdios de treinamento personalizado, procurar informações se esses espaços possuem o registro de credenciamento junto ao CREF5. Este credenciamento deve estar atualizado ao ano vigente e exposto de forma visível;
4) Nas academias, observar o estado de conservação dos equipamentos onde se realiza os exercícios físicos e as condições de higiene de todo o ambiente.
Leia mais | Confira os benefícios da prática de exercícios para a saúde física e mental
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.