Lula discursou em evento organizado pelo Brazil Climate Action Hub, grupo criado por organizações da sociedade civil para discutir ações climáticas
COP 27: Lula defende priorizar responsabilidade social em vez de fiscal
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o seu governo defende priorizar a responsabilidade social. O petista deu a declaração no Egito, onde participa da COP27.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Responsabilidade social
“Eu fui fazer um discurso para os deputados e eu fazia o discurso que eu dizia na campanha, sabe? Que não adianta falar em responsabilidade fiscal, a gente tem que começar a pensar em responsabilidade social”, disse o presidente eleito. A declaração do petista repercute em meio à articulação do governo com o Congresso Nacional para aprovar uma PEC que autoriza as despesas do Auxílio Brasil a ficarem fora do teto de gastos.
Lula discursou em evento organizado pelo Brazil Climate Action Hub, grupo criado por organizações da sociedade civil para discutir ações climáticas.
“Você tenta desmontar tudo aquilo que faz parte do social e não tira um centavo do sistema financeiro. Se eu falar isso vai cair a bolsa, vai aumentar o dólar. Paciência. Porque o dólar não aumenta e a bolsa não cai por conta das pessoas sérias, mas é por conta dos especuladores que vivem especulando todo santo dia”, declarou Lula.
Governo da Noruega negocia aumentar repasses para proteção da Amazônia com Lula
Espen Barth Eide, ministro do Clima e Meio Ambiente da Noruega, afirmou que deve ampliar o envio de dinheiro para projetos de conservação na Amazônia após a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo ele, o governo norueguês vai começar a negociar com a equipe de transição de Lula as condições para o desbloqueio do Fundo Amazônia.
“Queremos desbloquear o Fundo Amazônia assim que entrarmos em acordo sobre a estrutura institucional dele. O que o presidente Lula disse na campanha, o que a equipe dele tem falado com a gente e a experiência que tivemos no passado sugerem que é algo que podemos resolver rapidamente. Já vamos conversar com a equipe de Lula para preparar isso. E, uma vez no poder, ele deverá tomar algumas decisões que achamos que vai tomar e o fundo vai ser reaberto rapidamente”, disse Eide, que está no Egito para a COP27, à BBC News Brasil.
Espen Barth lembrou que há cerca de US$ 540 milhões no Fundo Amazônia. O valor está “congelado” desde 2019 quando Noruega e Alemanha se desentenderam com o governo Jair Bolsonaro.
Leia mais | Hidrogênio Verde: Ceará assina acordos com empresas e deve gerar 2.500 empregos
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.