MUSA DA MPB

Helô Pinheiro comemora 80 anos; saiba quem é a garota de Ipanema

A letra foi escrita por Vinicius em Petrópolis e era originalmente chamada de “Menina que passa”

Compartilhe:
10 de julho de 2023
Portal GCMAIS

A eterna musa da canção “Garota de Ipanema” está completando 80 anos. Heloísa Eneida Paes Pinto Mendes Pinheiro, ou apenas Helô Pinheiro, reuniu amigos, familiares e famosos para celebrar a nova idade no Cube Caiçaras, na Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio Janeiro, na noite desta sexta-feira (7).

Helô Pinheiro comemora 80 anos; saiba quem é a garota de Ipanema
Foto: Reprodução

“Não me sinto com 80 anos, sou leve, gosto de agradar e ser agradável”, afirmou Helô a Quem. “Tem gente com 20 que já está cansada”, brincou a musa.

A artista nasceu no Rio de Janeiro, em 7 de julho. Modelo, atriz, empresária, jornalista , apresentadora de TV, bacharel em direito e célebre por ter sido a musa inspiradora de Tom Jobim e Vinicius de Moraes para a canção “Garota de Ipanema”, que projetou a MPB internacionalmente.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Conheça a história da “Garota de Ipanema”

Vinicius de Moraes e Tom Jobim, sentados em uma mesa do antigo Bar Veloso, hoje chamado Garota de Ipanema, observaram Helô Pinheiro, na época com apenas 17 anos, a caminho da praia de Ipanema. A letra foi escrita por Vinicius em Petrópolis e era originalmente chamada de “Menina que passa”.

A melodia foi criada meticulosamente por Tom, que de início não era destinada para a música, mas sim para uma peça concebida por Vinicius que nunca saiu do papel. Posteriormente, quando Tom se encontrou com Vinicius nasceu a canção por completo. Nasce a canção “Garota de Ipanema” em 1962, chegando a ser considerada o hino da Bossa Nova.

Helô não sabia que a canção havia sido escrita em sua homenagem. Apenas em 1965 que lhe foi revelado que era a musa inspiradora de Tom Jobim e Vinicius de Moraes para a composição que projetou a MPB para além das fronteiras brasileiras.

A letra foi interpretada, desde sua composição em 1962 até os dias de hoje, em português, inglês e vários outros idiomas pelos mais diversos e afamados cantores Internacionais, a exemplo de Frank Sinatra, Cher, Madonna, Amy Winehouse, além da banda de rock Sepultura e outros grandes artistas brasileiros. A canção fora ainda objeto de uma versão instrumental para tema do filme Garota de Ipanema, de 1967.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.