A nota explicou que Faustão foi priorizado devido à gravidade de seu estado de saúde.
Ministério da Saúde divulga nota sobre prioridade de Faustão na fila de transplantes
O Ministério da Saúde emitiu uma nota de atualização sobre os recentes transplantes de coração realizados no país, horas após a cirurgia de transplante de coração do apresentador Fausto Silva (Faustão). A divulgação de atualizações semanais de transplantes cardíacos não é comum, mas o ministério informou que, na última semana, entre 19 e 26 de agosto, foram realizados 11 transplantes de coração, sendo que sete deles ocorreram no estado de São Paulo, que é a unidade federativa com o maior volume de transplantes.
A nota explicou que Faustão foi priorizado devido à gravidade de seu estado de saúde. No domingo (27), outro paciente na capital paulista também recebeu um transplante cardíaco prioritário devido à gravidade de sua condição. O Ministério da Saúde esclareceu que Faustão recebeu um coração compatível após os devidos procedimentos. Além disso, a nota destacou que, no primeiro semestre de 2023, houve um aumento de 16% no número de transplantes de coração realizados no Brasil em comparação com o mesmo período do ano anterior, totalizando 206 procedimentos.
O hospital Albert Einstein, em São Paulo, recebeu, neste domingo (27), um coração para transplante e, com isso, o apresentador Fausto Silva, o Faustão, foi operado. A unidade de saúde informou, em boletim médico, que foi acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo na madrugada deste domingo, “quando foi iniciada a avaliação sobre a compatibilidade do órgão, levando em consideração o tipo sanguíneo B”.
De acordo com o boletim, a cirurgia aconteceu no início da tarde e durou cerca de duas horas e 30 minutos. “Foi iniciada a avaliação sobre a compatibilidade do órgão, levando em consideração o tipo sanguíneo B. A cirurgia aconteceu no início da tarde e durou cerca de 2h30. O procedimento foi realizado com sucesso e Fausto Silva permanece na UTI, pois as próximas horas são importantes para acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição”, informou o comunicado.
Faustão estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde o dia 5 de agosto, em tratamento contra uma insuficiência cardíaca. Por conta do quadro clínico, o apresentador entrou na fila de transplante para receber um novo coração.
Leia também | Com Covid-19, Carlos Alberto de Nóbrega é internado em hospital de São Paulo
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.