Alusão à ditatura militar

Elmano anuncia retirada do Mausoléu de Castelo Branco do Palácio da Abolição

Elmano revelou que existe um projeto a ser executado de levar para a sede do Governo do Estado o monumento em homenagem ao Dragão do Mar

Compartilhe:
31 de agosto de 2023
Portal GCMAIS

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), anunciou nesta quinta-feira (31) que o mausoléu Castelo Branco, em homenagem ao primeiro presidente da ditadura militar, não vai mais ficar no complexo arquitetônico do Palácio da Abolição, onde atualmente está instalada a sede do Governo Estadual. O governador afirmou que não quer um equipamento em alusão a quem apoiou a ditadura militar.

Elmano anuncia retirada do Mausoléu de Castelo Branco do Palácio da Abolição
Foto: Reprodução

“Eu estava conversando com a nossa secretaria de Cultura (Luisa Cela). Aqui nós temos o Palácio da Abolição, aqui está o mausoléu do Castelo Branco e eu já disse, a decisão está tomada, ela tem a missão com a Socorro França e o Tiago Santana. O Palácio da Abolição não ficará ao mausoléu de quem apoiou a ditadura”, disse.

O anúncio aconteceu durante o evento Agosto da Memória e Verdade: 44 Anos da Anistia, no próprio Palácio da Abolição. Elmano revelou que existe um projeto a ser executado de levar para a sede do Governo do Estado o monumento em homenagem ao Dragão do Mar, símbolo abolicionista cearense.

“Existe um projeto a ser executado, eu já estou cobrando há algum tempo, a minha vontade e o meu desejo é que dia 11 de dezembro, no Dia Internacional dos Direitos Humanos se é pra trazer alguém, tragamos pra cá Dragão do Mar, e os abolicionistas e os lutadores pela democracia, disse.”Honrando a história daqueles que lutaram e dedicaram suas vidas pela democracia, pelo bem viver do nosso povo”, concluiu.

Mausoléu do Castelo Branco

O Mausoléu do Castelo Branco é uma homenagem ao ex-presidente do Brasil, Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, que governou o país de 1964 a 1967, durante o período da ditadura militar.

O mausoléu foi inaugurado em 1979 e é um espaço dedicado à memória do presidente Castelo Branco. O monumento é composto por uma escultura que retrata o ex-presidente, além de painéis e inscrições com informações sobre sua vida e legado.

Castelo Branco foi uma figura controversa na história brasileira devido ao seu papel no início do regime militar que durou até meados da década de 1980. Durante seu governo, foram implementadas várias medidas que consolidaram o poder dos militares no país e restringiram as liberdades civis.

Leia também | Ceará cria comitê que garante inclusão e proteção da população LGBTI+ no mercado de trabalho

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.