Selo de Qualidade Empresarial do Sebrae Ceará premia 295 empresários de destaque de todas as regiões do Ceará. Cases de sucesso, excelência contínua e a importância do conhecimento.
As histórias de sucesso por trás das empresas vencedoras do Selo de Qualidade do Sebrae Ceará
A entrega do Selo de Qualidade Empresarial do Sebrae Ceará revelou muitas histórias de sucesso, garra e superação de empresários que não mediram esforços para buscar a excelência e a melhoria na qualidade dos serviços prestados em seus empreendimentos.
O reconhecimento pelo alcance desses resultados foi realizado no último dia 21 de novembro, durante uma cerimônia realizada no Buffet Dunas, em Fortaleza, quando o Sebrae entregou as placas nas categorias Prata, Ouro e Diamante a 295 empresários de destaque de todas as regiões do Ceará.
CASES
Estreando no evento já recebendo o Selo Prata, a empresária Sarah Lopes da Oficina O Macabal de Mulungu/CE é a única mulher a trabalhar no ramo de oficinas da região onde mora, e atribui a conquista ao apoio recebido durante a participação no programa desenvolvido pelo Sebrae ao longo de quase um ano. Ela espera melhorar ainda mais para que no ano vem chegue à categoria máxima.
“Minha área era totalmente diferente. Sou da área de perícia. Comecei a trabalhar na oficina e fui aprendendo sobre peças, máquinas e pneus. O programa do Sebrae nos ajudou em muitas coisas, desde a melhoria na qualidade do atendimento ao cliente à parte financeira, que até então eu não tinha noção de nada. Desde o início, estabelecemos um plano estratégico que priorizava a busca constante pela excelência, e estamos orgulhosos de ver que nossos esforços foram reconhecidos. Quero estar aqui no próximo ano em busca do Diamante”, reforça.
Excelência contínua
Ao longo de quase dez anos de dedicação incansável à qualidade, a presidente do Sind Eventos, Maristela Pavan destacou-se como uma líder exemplar em seu setor. Este Selo é mais do que uma simples distinção. É a materialização do esforço conjunto de uma equipe comprometida e apaixonada, liderada por uma gestão visionária, principalmente no setor do turismo.
“Esse Selo traz uma grande oportunidade de capacitação de trabalhos em processos. A minha empresa está desde 2014 com Selo de Qualidade, então a gente vê a diferença no antes e no pós Selo. No sindicato hoje nós temos nove empresas que estão agraciadas com o prêmio do Selo do Sebrae, sete delas são Selo Diamante, as outras duas são Ouro, e a gente incentiva porque isso faz a grande diferença no atendimento e na condução dos negócios dentro da sua empresa”, declara a empresária.
Os critérios rigorosos para a obtenção deste selo refletem o compromisso da Sind Eventos em superar padrões e oferecer serviços que não apenas atendem, mas que excedem as expectativas dos clientes. Isso inclui uma atenção meticulosa aos processos, inovação contínua, práticas sustentáveis e, acima de tudo, uma cultura organizacional que promove a excelência em todos os níveis.
“Esse Programa do Sebrae aprimora, capacita, desenvolve o empresário e todos os seus colaboradores. Se você contratar uma consultoria independente o custo é altíssimo e o Sebrae proporciona essa capacitação dentro das empresas por um custo irrisório, então é uma oportunidade para vários setores da sociedade e que tem crescido cada vez mais”, complementa Maristela.
A importância do conhecimento
Cíntia Alves da Clínica Odontológica Dra. Cintia Alves, localizada na cidade de Pacatuba (CE), foi agraciada com o Selo na categoria Diamante. Durante o evento, a empresária ressaltou a importância do trabalho dos consultores do Sebrae para ajudá-la a identificar os pontos a melhorar e elevar o nível de qualidade no atendimento aos clientes trazendo como resultado a conquista da categoria máxima para o seu negócio.
“A gente já tinha boas práticas na empresa. Esse ano a gente se superou. Recebemos orientações da consultora do Sebrae, o que deu outra melhoria. A gente tem uma equipe muito boa e só precisava melhorar em algumas coisas. Os consultores são extremamente especialistas e nos ajudam a saber como melhorar. Quem ganha é a região, pois quanto melhor é a empresa, melhor ela vai prestar um serviço de qualidade e a região só tende a ganhar com isso”, comentou.
Ela destacou que não basta ter a veia empreendedora sem ter o conhecimento necessário para colocar em ação as boas práticas empresariais para a conquista dos padrões de excelência. “Sem dúvida, o Selo melhorou em muito as minhas práticas, quando nós somos empreendedores podemos até ter a veia do empreendedorismo, mas às vezes falta o conhecimento necessário para ter uma boa empresa, boas práticas, bons processos e o Sebrae entra no Selo com consultores incríveis que pegam na nossa mão e nos ensinam como se deve fazer”, afirma.
Selo Sebrae de Qualidade
O Selo de Qualidade Empresarial é um programa do Sebrae que busca estimular a implantação e a melhoria de sistemas de gestão nas empresas de serviços cearenses, de modo a contribuir para uma maior competitividade, qualidade, inovação e sustentabilidade das mesmas.
O Selo atende, basicamente, às empresas dos segmentos de Alimentação fora do Lar (restaurantes, serviços de buffet, barracas de praia e bares), Lazer, Turismo e Eventos (agências de viagens, hotéis, pousadas e organizadoras de eventos), Saúde e Bem-Estar (salões de beleza, academias de musculação e ginástica, serviços de estética, clínicas, laboratórios e farmácias de manipulação) e Transporte (manutenção de veículos e oficinas de automóveis).
Este ano, o programa teve 418 empresas inscritas de todas as regiões do Ceará, das quais 295 alcançaram a pontuação e foram agraciadas em uma das três categorias, sendo: 131 empresas com Selo Prata, 105 empresas com Selo Ouro e 59 empresas com Selo Diamante. Destas 295, 16 agências de Viagens, 141 empresas de alimentação fora do lar, 17 organizadoras de eventos, 60 hotéis e pousadas, 06 oficinas automotivas, 55 empresas do segmento de saúde, (academias, clínicas, laboratórios e salões de beleza).
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.