RECURSOS HÍDRICOS

Águas da Transposição do São Francisco chegam ao açude Castanhão três dias antes do prazo

Volume de água alcança o açude Castanhão após percorrer o município de Jati com uma vazão de 6,5 metros cúbicos (m³) por segundo

Compartilhe:
4 de março de 2024
Portal GCMAIS

O açude Castanhão, no Ceará, recebe a quantidade máxima de águas da Transposição do Rio São Francisco, com três dias de antecedência em relação ao prazo estipulado anteriormente, conforme a Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará (SRH). O aporte hídrico chega nesta segunda-feira (4).

Águas da Transposição do São Francisco chegam ao açude Castanhão três dias antes do prazo
Foto: Governo do Ceará

O volume de água alcança o açude Castanhão, o maior do Estado, após percorrer o município de Jati com uma vazão de 6,5 metros cúbicos (m³) por segundo. Nesta segunda-feira (4), o reservatório atingiu 24,71% da sua capacidade total, o maior valor desde 7 de dezembro de 2023.

As águas seguiram pelos 53km do trecho emergencial do Cinturão das Águas (CAC). A medida foi estratégica devido ao cenário de chuvas abaixo da média no estado do Ceará, solicitada pelo governador Elmano de Freitas ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).

Com a chegada das águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), a SRH, por meio da Cogerh, liberou uma vazão para o Açude Castanhão, com a abertura da comporta do Km 53 do CAC, em Missão Velha.

A partir do acionamento da comporta, as águas percorreram um total de 300km até o açude Castanhão, passando pelo Riacho Seco, Rio Salgado e Rio Jaguaribe.

Comparado com o mesmo período do ano passado, o acumulado é 4,99% maior que o registrado um ano atrás, em 4 de março de 2023. Além das águas da transposição, o aumento no volume comportado pelo reservatório pode ser atribuído às grandes chuvas que atingiram todo o Ceará durante o mês de fevereiro.

Atualmente, o estado do Ceará soma 59 açudes com capacidade acima dos 70%, na manhã desta segunda-feira (4), após um mês de chuvas intensas em fevereiro. Conforme dados do Portal Hidrológico do Ceará, monitorado pela Funceme, são 11 açudes sangrando e mais 48 com capacidade entre 70% e 100%.

Leia mais | Após fevereiro chuvoso, Ceará contabiliza 11 açudes sangrando

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.