MISSÃO HUMANITÁRIA

Elmano recebe agentes da Ciopaer que atuaram nas enchentes no Rio Grande do Sul

Durante o encontro, Elmano de Freitas parabenizou os agentes e destacou o orgulho que o povo cearense sente por eles

Compartilhe:
18 de junho de 2024
Portal GCMAIS

O governador Elmano de Freitas recebeu, nesta terça-feira (18), os agentes da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), que participaram de uma missão humanitária nas enchentes no Rio Grande do Sul. A missão, que durou mais de um mês, foi concluída na última sexta-feira (14). Estiveram presentes na cerimônia, realizada no Palácio da Abolição, o coronel-aviador e coordenador da Ciopaer, Darley Oliveira, o coronel Hélio de Alencar Filho e o chefe da Casa Militar, coronel Alex Ferreira.

Elmano recebe agentes da Ciopaer que atuaram nas enchentes no Rio Grande do Sul
Foto: Carlos Gibaja/ Governo do Ceará

Durante o encontro, Elmano de Freitas parabenizou os agentes e destacou o orgulho que o povo cearense sente por eles. “Temos com esses agentes a noção concreta do que é ser herói, pessoas que fazem isso por uma decisão de vida. Eles atravessaram quilômetros e quilômetros para chegar a um lugar distante, com clima e cultura diferentes. O povo cearense tem muito orgulho da Ciopaer, que tem profissionais qualificados e com a paixão de servir às pessoas. Antes de ser Ceará, nós somos Brasil”, afirmou o governador.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A missão envolveu 15 agentes, distribuídos em três tripulações de cinco homens, incluindo pilotos, operadores aerostáticos e mecânicos, que se revezaram a cada 15 dias. Foi a missão mais distante já realizada pela Ciopaer, que percorreu mais de 4 mil quilômetros. Devido ao seu empenho e dedicação, as equipes serão condecoradas com a Medalha da Casa Militar.

“Inicialmente, as ações realizadas pelas nossas equipes e aeronave eram de Defesa Civil, resgate de pessoas ilhadas em diversas regiões, bem como levar mantimentos para diversas regiões. Quem ficou responsável por coordenar a missão foi a Brigada Militar do Rio Grande do Sul. A gente atendia às solicitações que a Brigada nos passava”, explicou Darley Oliveira.

A primeira tripulação embarcou no dia 7 de maio a bordo da Fênix 03, aeronave da Ciopaer destacada para atuar no Vale do Taquari. O regresso da terceira equipe, no dia 14 de junho, foi marcado por um emocionante desembarque.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Com 30 anos de serviços prestados, o tenente-coronel PM Ribamar Feitosa, responsável por comandar a primeira tripulação, relatou que nunca havia passado por algo semelhante. “Sabíamos da situação complicada que o povo gaúcho estava vivendo. Quando lá chegamos, o que vimos era estarrecedor, cidades inteiras cobertas por água. Eu me senti muito gratificado por ter sido escolhido. Foi a operação da minha vida. Ficará marcada até os meus últimos dias”, destacou.

No dia 6 de junho, a terceira tripulação participou de um transporte múltiplo de órgãos no Rio Grande do Sul, durante um patrulhamento aéreo preventivo policial. Eles ajudaram na captação de um coração, um fígado e dois rins no Hospital das Clínicas de Passo Fundo, que foram direcionados para a cidade de Canoas.

Leia também | CNH gratuita em 2024: confira lista de pessoas isentas de pagar o documento

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.