ECLIPSE

Saiba como e onde assistir o eclipse solar no Brasil na próxima quarta-feira (2)

Durante o evento, a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, mas, por estar mais distante, não cobre completamente o disco solar, criando o efeito do “anel de fogo”

Compartilhe:
28 de setembro de 2024
Portal GCMAIS

Na próxima quarta-feira (2), os brasileiros terão a oportunidade de presenciar um dos fenômenos astronômicos mais aguardados do ano: o eclipse solar anular. Durante o evento, a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, mas, por estar mais distante, não cobre completamente o disco solar, criando o efeito do “anel de fogo”.

Saiba como e onde assistir o eclipse solar no Brasil na próxima quarta-feira (2)
Foto: Reprodução

Esse raro fenômeno será parcialmente visível em diversas regiões do Brasil, com destaque para estados do Sudeste e Centro-Oeste, como Rio de Janeiro, São Paulo e Goiás. Para quem quiser uma observação ideal, especialistas recomendam estar em locais com vista desobstruída para o oeste, já que o eclipse ocorrerá próximo ao pôr do sol.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

É recomendado o uso de proteção adequada para observar o eclipse, como óculos especiais para observação solar ou vidro de soldador com índice 14. Olhar diretamente para o Sol sem proteção adequada, utilizar óculos escuros comuns, chapas de raio-X ou filtros improvisados podem causar danos permanentes na visão.

Quem perder o eclipse deste ano terá que esperar até fevereiro de 2027 para ver um novo evento semelhante, que será visível em partes do sul da África.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Para quem não estiver em um local privilegiado ou preferir acompanhar o fenômeno de forma segura, o Observatório Nacional, em parceria com o projeto “Céu em sua Casa” e o Time And Date, realizará uma transmissão ao vivo do eclipse em seu canal no YouTube, a partir das 12h30.

Leia também | Lula envia carta e convida Papa Francisco para visita ao Brasil

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.