Fortaleza ganha Prêmio Bicicleta Brasil pelos programas Pedala Mais e Bicicletar
Fortaleza ganha Prêmio Bicicleta Brasil pelos programas Pedala Mais e Bicicletar
Fortaleza ganhou o Prêmio Bicicleta Brasil, promovido pelo Ministério das Cidades, pelos programas Pedala Mais e Bicicletar. As iniciativas ficaram em 1º e 2 lugar, respectivamente, na categoria 5 do Prêmio, que é reservada a “Projetos, Planos, Programas e Urbanização”. O resultado final foi divulgado no Diário Oficial da União da última sexta-feira (08).
A premiação é dividida em seis categorias e teve mais de 70 projetos avaliados, oriundos de todo o país. Está é a primeira edição da iniciativa que tem como objetivo destacar boas práticas para o uso da bicicleta como meio de transporte nas cidades. Dos 18 projetos vencedores, nas seis categorias, o Pedala Mais e o Bicicletar foram os que obtiveram as notas mais altas: 9,58 e 9,17, respectivamente. Todos os projetos avaliados vão receber o Selo Bicicleta Brasil, como forma de reconhecimento.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Pedala Mais
O Pedala Mais, política cicloviária da capital, foi criado oficialmente em 2023 e engloba projetos de inovação, infraestrutura e sustentabilidade com intuito de tornar Fortaleza a cidade mais ciclável da América Latina.
O programa vem promovendo a expansão e a conectividade da malha cicloviária em toda a capital cearense, oferecendo mais segurança para os ciclistas realizarem seus trajetos diários. Além disso a iniciativa também inclui, ações de manutenção e melhorias nas infraestruturas cicloviárias, instalação de elementos de proteção, ampliação do Bicicletar, plantio de árvores, elementos inovadores como o primeiro painel de dados de ciclistas, a construção de novos bicicletários, assim como encontros periódicos com a comunidade ciclista e atividades de incentivo ao uso da bicicleta já incorporadas no calendário da cidade, como a Ciclofaixa de Lazer.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Bicicletar
O Bicicletar, uma das iniciativas do programa, é um sistema de bicicletas compartilhadas que atualmente opera com 252 estações. Desses pontos, 90% estão localizados a até 300 metros de uma infraestrutura cicloviária. Desde seu lançamento em 2014, o Bicicletar já registrou mais de 7 milhões de viagens e conta com um total de 1.500 bicicletas convencionais, 100 elétricas e 15 estações do Mini Bicicletar, uma versão voltada para crianças. Neste ano, o programa expandiu sua cobertura para todas as 12 regionais da cidade.
Leia também | 86% das crianças foram vacinadas para Hepatite A em Fortaleza; Prefeitura convoca para vacinação
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.