CHUVAS NO CEARÁ

Ceará registra chuvas e queda nas temperaturas no último fim de semana da quadra chuvosa

Segundo a Funceme, a previsão para o fim de semana indica nebulosidade e chuvas esparsas

Compartilhe:
31 de maio de 2025
Portal GCMAIS

O último fim de semana da quadra chuvosa de 2025 no Ceará começou com registro de chuvas em pelo menos 16 municípios do Estado e queda nas temperaturas, especialmente nas regiões serranas. Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), entre às 7 horas da manhã de sexta-feira (30) e o mesmo horário deste sábado (31), o maior volume de precipitação foi registrado em Cariús, na região do Cariri, com 52 milímetros acumulados.

Ceará registra chuvas e queda nas temperaturas no último fim de semana da quadra chuvosa
Foto: Luís Guilherme / Governo do Ceará

Outros municípios da região do Cariri também registraram chuvas acima dos 10 milímetros, como Várzea Alegre (19mm), Baixio (15mm), Umari (14,8mm) e Jucás (11mm). Na capital, Fortaleza, o volume foi de 8,2 milímetros no mesmo período.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Segundo a Funceme, a previsão para o fim de semana indica nebulosidade e chuvas esparsas, principalmente na faixa litorânea e em áreas de serra. As macrorregiões com maior probabilidade de chuva são Litoral de Fortaleza, Maciço de Baturité, Sertão Central e Inhamuns.

Além das chuvas, o período marca queda nas temperaturas e baixa umidade do ar. No centro-sul do Estado, a umidade relativa deve variar entre 30% e 35% durante as tardes de domingo (1º) e segunda-feira (2). A temperatura mínima pode chegar a 16 °C em áreas serranas do centro-sul e oeste cearense na segunda-feira.

A previsão também indica aumento na velocidade dos ventos, com rajadas de até 50 km/h na faixa litorânea e regiões de serra na segunda-feira. A direção predominante dos ventos será de Leste-Sudeste ao longo do fim de semana.

Maiores acumulados de chuva registrados:

  • Cariús: 52 mm
  • Várzea Alegre: 19 mm
  • Beberibe: 16 mm
  • Baixio: 15 mm
  • Umari: 14,8 mm
  • Jucás: 11 mm
  • Pereiro: 10 mm
  • Fortaleza: 8,2 mm
  • Aurora: 6 mm
  • Ipaumirim: 5 mm
  • São Gonçalo do Amarante: 4 mm
  • Icó: 2 mm

O fim da quadra chuvosa no Ceará — período que vai de fevereiro a maio — costuma marcar uma transição para um clima mais seco no Estado, exigindo atenção para possíveis impactos, como a baixa umidade do ar e aumento dos ventos em algumas regiões.

Quadra chuvosa no Ceará: fim de semana com nebulosidade e chuvas esparsas

O tempo no Ceará durante este fim de semana promete instabilidade, com céu nublado e chuvas esparsas atingindo principalmente as regiões litorâneas e áreas de serra. A previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) destaca o Litoral de Fortaleza, o Maciço de Baturité e o Sertão Central e Inhamuns como as áreas com maiores acumulados de precipitação até o domingo (1º). Já na segunda-feira (2), o cenário muda: as chuvas devem perder força e as temperaturas voltam a subir.

Sábado (31/05):
A previsão indica chuvas esparsas pela manhã no Litoral de Fortaleza e no Litoral do Pecém, com possibilidade de precipitações isoladas no Litoral Norte, no norte do Cariri e no sul do Sertão Central e Inhamuns.
À tarde, a tendência é de chuvas isoladas nas regiões do Litoral Norte, Litoral do Pecém, Litoral de Fortaleza e Maciço de Baturité.
À noite, as chuvas devem atingir novamente o Litoral de Fortaleza, o Maciço de Baturité, a região Jaguaribana e o Sertão Central e Inhamuns.

Domingo (01/06):
A madrugada e a manhã devem ser marcadas por chuvas esparsas com possibilidade de trovoadas no Litoral de Fortaleza, Maciço de Baturité, Sertão Central e Inhamuns, Litoral do Pecém e Litoral da Jaguaribana.
À tarde e à noite, as precipitações continuam, principalmente no Litoral Norte e norte da Ibiapaba.
Na Jaguaribana, também pode chover de forma isolada à noite.

As chuvas do fim de semana são explicadas pelo aumento da umidade no Estado, que fortalece a atuação do sistema de brisa e outros efeitos locais.

Segunda-feira (02/06):
Com a redução da nebulosidade, o calor volta a predominar no Ceará. As temperaturas devem ultrapassar 36 °C em regiões como a Jaguaribana e o Litoral Norte, especialmente nos vales dos rios Jaguaribe e Acaraú.

As temperaturas mínimas nas regiões serranas do centro-sul e oeste do estado podem chegar a 16 °C, marcando uma grande amplitude térmica. A umidade relativa do ar deve cair para níveis entre 30% e 35% no centro-sul, durante as tardes de domingo e segunda-feira.

A direção predominante dos ventos será de Leste-Sudeste, com rajadas mais intensas na segunda-feira, chegando a 50 km/h no litoral e em áreas serranas.

Previsão para Fortaleza e Região Metropolitana

O ingresso de umidade deve trazer chuvas esparsas em Fortaleza e RMF entre sábado e domingo, principalmente à noite, de madrugada e nas primeiras horas da manhã.
A madrugada de domingo pode registrar trovoadas isoladas.
Na segunda-feira, o cenário muda: há baixa possibilidade de chuva na madrugada, e o dia será marcado por estabilidade e aumento das temperaturas.

Leia também | Com menos chuvas, conta de energia terá bandeira vermelha em junho, anuncia Aneel

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.