Apesar dos transtornos, não foram registradas informações sobre desabrigados ou desalojados.
Chuvas deixam ruas e avenidas alagadas em Quixadá (CE), neste domingo (12)
Neste domingo, (12), a cidade de Quixadá, no Sertão Central do Ceará, foi palco de chuvas intensas que alagaram diversos pontos da cidade, dificultando a circulação de pedestres e veículos. A Avenida José Caetano, localizada no Centro, foi um dos locais mais afetados, com imagens compartilhadas por moradores mostrando ruas completamente alagadas e veículos enfrentando dificuldades para transitar. Apesar dos transtornos, não foram registradas informações sobre desabrigados ou desalojados.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
As chuvas que ocorreram no município reforçam as expectativas apresentadas no 29º Encontro dos Profetas da Chuva, realizado em Quixadá nos dias 10 e 11 de janeiro. O evento, que é uma tradição no Ceará, reuniu cerca de 35 profetas locais e do Piauí para compartilhar previsões baseadas em observações da natureza e experiências de gerações.
Ver essa foto no Instagram
Previsões otimistas para o inverno de 2025
De acordo com os profetas, o inverno deste ano deve ser marcado por chuvas na média ou acima da média, trazendo esperança para agricultores e moradores que dependem da boa distribuição pluviométrica para o cultivo e para o abastecimento de reservatórios. O profeta Erasmo Barreira destacou que os sinais observados em dezembro, como o fenômeno da “lagoa do sol”, são indicativos de um grande inverno: “Meu pai passava o mês de dezembro olhando para o sol para ver se via uma lagoa. Quando isso acontece, quer dizer que vamos ter um inverno bom mesmo, com muita chuva e muitos açudes sangrando”.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Outro profeta, Seu José, afirmou que suas experiências realizadas entre julho e dezembro também confirmam a previsão de boas chuvas entre fevereiro e abril, com um possível retorno de precipitações em junho, mesmo fora da quadra chuvosa. “Em maio tem uma estiadazinha, mas volta a chover em junho”, assegura.
O evento aconteceu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) em Quixadá e marcou o Dia Estadual dos Profetas da Chuva, celebrado anualmente no segundo sábado de janeiro. Durante o encontro, os profetas compartilharam seus conhecimentos baseados na observação de fenômenos naturais, como o comportamento de abelhas, cupins e florações, que servem como base para suas previsões climáticas.
Para Quixadá, a combinação das previsões otimistas e as chuvas intensas deste domingo reforçam a esperança de que o ano de 2025 seja marcado por uma boa distribuição de chuvas. A esperança é que os açudes da região consigam recuperar seus níveis, beneficiando não apenas a população local, mas também diversas cidades do Ceará que dependem desses reservatórios para o abastecimento hídrico.
Leia também | Grupo Cidade faz história com cobertura especial em Roma
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.