PREVISÃO DO TEMPO

Cariri, Ibiapaba e litoral devem concentrar as chuvas neste fim de semana no Ceará

Segundo a Funceme, todas as regiões do estado podem apresentar acumulados no sábado e domingo

Compartilhe:
23 de janeiro de 2021
Márcia Catunda

Depois de uma semana de chuvas, a previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) é que as precipitações continuem durante o fim de semana. Cariri, Ibiapaba e o litoral do Estado são as regiões que devem concentrar a maior parte das chuvas do sábado (23) e domingo (24).

Cariri, Ibiapaba e litoral devem concentrar as chuvas neste fim de semana no Ceará
Foto: Marciel Bezerra / Funceme

Apesar destas três regiões citadas anteriormente terem a maior chance de apresentar chuvas, todas as regiões do Ceará podem ter registros de precipitações. Estas áreas de instabilidade são geradas por um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que contribui para os acumulados.

Leia também | Motoqueiros precisam redobrar os cuidados neste período chuvoso

Porém, a previsão é que essas chuvas do fim de semana sejam mais brandas do que as do começo da semana.

No litoral, a expectativa é de que as madrugadas e as manhãs do sábado e do domingo concentrem a maior parte das chuvas. Nas demais regiões, a previsão é de que chova no decorrer do dia.

Prognóstico da Funceme

O Ceará tem 50% de probabilidade de receber chuvas abaixo da média histórica de fevereiro a abril de 2021. Os meses compreendem a maior parte da quadra chuvosa do Estado. O prognóstico foi divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), na manhã da última quarta-feira (20), em coletiva de imprensa virtual.

Segundo a Funceme, o Estado possuí 40% de chances de precipitações dentro da normalidade e ainda 10% acima da média nos próximos três meses.

Para o centro-sul, são esperadas anomalias negativas e, no extremo noroeste, anomalias positivas, no período entre fevereiro e abril.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.