ÓBITOS

Covid no Ceará: número de mortos em março é 11 vezes maior do que o de homicídios

Enquanto o número de mortes por crimes diminuiu nos últimos três meses, os óbitos da covid cresceram aceleradamente

Compartilhe:
9 de abril de 2021
Antonio A. F. dos Santos

Apesar da violência ser um problema sério no Ceará, a covid deixou muito mais vítimas no último mês do que os homicídios causados pela criminalidade. Segundo um levantamento da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o estado registrou 249 assassinatos durante o mês de março. Já a covid, vitimou 2.784 pessoas neste que foi considerado o pico da segunda onda da doença.

Covid no Ceará: número de mortos em março é 11 vezes maior do que o de homicídios
Foto: Raphael Alves/Reprodução

Leia também | Ceará é o estado do Nordeste com mais suspeitas de reações adversas a cloroquina e ivermectina

Estes dados mostram que o coronavírus matou cerca de 11 vezes mais pessoas neste período do que a ação de criminosos.

Quando se analisa os demais meses de 2021, a disparidade destes dois índices é um pouco menor, mas a covid continua matando mais. Em janeiro, 306 pessoas foram assassinadas, enquanto o vírus matou 542. Já em fevereiro, foram 250 óbitos registrados pela SSPDS, enquanto a covid vitimou 983 pessoas.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Em uma análise temporal, a quantidade de homicídios no Ceará vem diminuindo nos últimos três meses e chegou a março com o menor número desde dezembro de 2019. Já com a covid, o movimento foi o inverso, apresentando um aumento acelerado nos óbitos entre janeiro e março de 2021.

Os números de assassinatos são da base de dados de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), que reúne os crimes de homicídio/feminicídio, lesão corporal seguida de morte e roubo seguido de morte (latrocínio). Já os dados da covid são retirados do IntegraSUS, plataforma da Secretaria da Saúde do Ceará.

Covid no Ceará

Recentemente o Ceará ultrapassou a marca de 15 mil óbitos por conta da covid-19. Desde o início da pandemia, em março do ano passado, 15.066 pessoas morreram por causa do vírus, segundo os dados atualizados na última quinta-feira (8). Só em 2021, com a chegada da segunda onda no estado, 4.706 vidas foram perdidas por conta desta doença.

Leia também | Vacinação: confira a lista de pessoas agendadas para sexta-feira (9)

Entre o número de infectados, o Ceará acumula 575.830 casos confirmados. Destes, 401.227 pessoas já conseguiram se recuperar da covid.

Segundo os especialistas, apesar dos dados sobre a doença ainda apresentarem um cenário alarmante para o Ceará, o estado já entrou em uma tendência de queda desta segunda onda. Acredita-se que os números de mortes e infectados diários apresentem, gradualmente, uma redução nas próximas semanas.

>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.