Ela foi resgatada por um grupo do Corpo de Bombeiros e levada até um hospital para iniciar um tratamento rigoroso contra a obesidadE
Câmera Record mostra a luta da mulher que não sai da cama por causa do peso
Neste domingo, dia 16/05, o Câmera Record conta a história de Rogélia de Matos, que ultrapassou os 300 quilos e começou o tratamento contra a obesidade durante a pandemia de Covid-19.
“Ver a claridade do lado de fora, sensação que eu não tinha há muito tempo… Me emociona só de lembrar”. O sentimento de liberdade é a grande recordação de um dos dias mais difíceis da vida de Rogélia. Depois de quatro anos, a professora aposentada saiu da casa em que mora, no Rio de Janeiro, pela primeira vez. Ela foi resgatada por um grupo do Corpo de Bombeiros e levada até um hospital para iniciar um tratamento rigoroso contra a obesidade.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Este primeiro passo ocorreu no final do ano passado. Na época, era difícil até saber qual o peso exato de Rogélia, já que ela não conseguia nem se levantar da cama. “Se eu passasse mal, de repente, como eu iria ser socorrida? Foi uma coisa que me assombrou durante muito tempo, eu não dormia”, ela lembra.
Segundo os médicos, Rogélia chegou aos 310 quilos. No hospital, conseguiu perder peso, mas o sonho de uma cirurgia bariátrica não se concretizou imediatamente. “Era um quadro de obesidade extrema. Realmente não tinha condição da paciente levantar, nem da gente conseguir operá-la naquele momento. Então a gente via que era uma situação em que a paciente realmente precisava de um preparo por um bom tempo, para colocá-la em condições cirúrgicas”, explica o cirurgião Luiz Gustavo de Oliveira e Silva, um dos médicos de Rogélia.
Leia também | TV Cidade transmite as finais do Campeonato Carioca entre Flamengo e Fluminense
A equipe acompanhou o resgate, que foi marcante também para os bombeiros. “Cada atendimento é único. E nós aprendemos muito com ela”, diz Renata Oliveira, enfermeira do Corpo de Bombeiros. Durante as as gravações, parte da equipe participou de um reencontro emocionante com Rogélia.
Não foram apenas os bombeiros que guardaram ensinamentos. Professora aposentada, Rogélia marcou a vida de muitos alunos, que agora só querem vê-la bem. “Ela era uma professora sensacional. Não só na educação, mas dentro de casa, ajudando minha mãe, conversando com a minha mãe. Ela sempre foi uma professora incrível”, lembra Pamela Conceição, que ficou sabendo de toda a situação pelo Câmera Record.
A torcida pela recuperação ganha força dentro de casa. “O amor que eu tenho pela Rogélia é muito grande, então eu me esforço o máximo que eu posso para ela poder se sentir bem”, diz o marido dela, Jorge Roberto de Matos.
Agora, eles estão juntos em uma etapa muito delicada do tratamento, acompanhada de perto pela equipe do Câmera Record: Rogélia deixou o hospital e precisa seguir perdendo peso, para voltar a andar e fazer a tão sonhada redução de estômago.
O Câmera Record, apresentado por Luiz Fara Monteiro, vai ao ar neste domingo, às 23h15.
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.