CULTURA

Fortaleza recebe espetáculo do projeto Circulação Amazônia

Projeto contemplará duas performances e oficinas de dança gratuitas na capital cearense

Compartilhe:
7 de fevereiro de 2024
Portal GCMAIS

A capital cearense recebe, entre os dias 15 e 18 de fevereiro, o projeto Circulação Amazônia, com dois espetáculos realizados pelo Corpo de Dança do Amazonas, dirigidos por Mário Nascimento. Além das performances, duas oficinas de dança contemporânea também ocorrerão na Caixa Cultural Fortaleza. Os ingressos são gratuitos e estarão disponíveis para que o público reserve a partir de 5 de fevereiro pelo site da Caixa Cultural.

Fortaleza recebe espetáculo do projeto Circulação Amazônia
Foto: Michael Dantas

O primeiro espetáculo do projeto Circulação Amazônia se chama Rios Voadores e terá apresentações nos dias 15 e 16, às 20 horas. Dirigido por Rosa Antuña, o projeto traz à cena a importância da preservação do meio ambiente como ponto crucial para o equilíbrio do planeta. O termo “rios voadores” representa um fenômeno onde uma gigantesca massa de vapor de água vinda do oceano é somada à transpiração da floresta. O acontecimento é um dos responsáveis pelo equilíbrio das chuvas em outras regiões do Brasil.

>  > Acompanhe o GCMAIS no YouTube  < <

Já o segundo espetáculo, nomeado TA – Sobre ser Grande, é de Mário Nascimento, e terá apresentações nos dias 17, às 20 horas, e no dia 18, às 19 horas. O evento reúne bailarinos para representar uma tribo da etnia Tikuna e expressar o sentimento de ser da região Norte do Brasil. Para os Tikunas, povo originário do Amazonas, “TA” significa grande. Uma expressão curta e carregada de sentidos, já que a língua para esses povos é parte deles; os sons do ambiente fazem parte do idioma que se fala, além de revelar toda força de um povo que vive nessa amplitude, o Amazonas.

> > Siga o GCMAIS no Google Notícias  < <

Circulação Amazônia em Fortaleza

A companhia teve criação em 1998 para compor os corpos artísticos do Teatro Amazonas. É referência em dança contemporânea no Amazonas e na região Norte do País e mantém uma programação artística com repertório diverso.

Circulação Amazônia constrói patrimônio material reconhecido nacionalmente, com mais de 60 obras realizadas com a colaboração de artistas convidados do Brasil e do exterior, que mostram a diversidade cultural local por meio da pluralidade da dança contemporânea, levando em consideração a singularidade da Amazônia e a diversidade e abrangência da cultura.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.