CULTURA

Festival Nordestino de Teatro chega à 30ª edição

Com acesso gratuito, evento ocorre de 7 a 14 de setembro

Compartilhe:
3 de setembro de 2024
Portal GCMAIS

A 30ª edição do Festival Nordestino de Teatro acontece de 7 a 14 de setembro em espaços diversos, como teatro, escolas, praças e ruas de Guaramiranga. Espetáculos de artes cênicas e música, ações formativas, cortejo e programação para público de todas as idades acontecem com acesso gratuito.

Festival Nordestino de Teatro chega à 30ª edição
Espetáculo "Filipa" | Foto: Divulgação / Roama

Ao longo de três décadas, o Festival Nordestino de Teatro consolidou-se como polo de difusão, circulação e formação nas artes cênicas. A diversidade de sua programação promove o acesso à produção teatral nordestina, fomentando o desenvolvimento cultural e artístico da população da região.

> > Siga o GCMAIS no Google Notícias  < <

Festival Nordestino de Teatro

Um tradicional cortejo pelas ruas de Guaramiranga anuncia o início do festival. Nesta edição, 38 trabalhos cênicos serão apresentados na Mostra Nordeste, Mostra Palco Ceará, Cenas Germinantes, FNT para Crianças e espetáculos convidados na abertura e no encerramento.

Para abrir as apresentações, após a solenidade de abertura, o coletivo Casa de Zoé, do Rio Grande do Norte, apresenta “Sinapse Darwin” (2021). Com roteiro dramatúrgico e direção de César Ferrario, direção de arte de João Marcelino e direção musical de Caio Padilha, o espetáculo foi contemplado no Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz. No elenco, Titina Medeiros, Nara Kelly, Múcia Teixeira, Dudu Galvão, Igor Fortunato, Toni Gregório, Yves Fernandes, Ananda K, Manu Azevedo e Thazio Menezes.

No dia 14, o Festival Nordestino de Teatro encerra a 30ª edição com uma homenagem à atriz cearense Ana Marlene, por seus 45 anos de carreira. É com ela o solo “Egoísta”, que terá apresentação na última noite. Com direção e idealização de Juracy de Oliveira, que divide a concepção dramatúrgica com a autora do espetáculo, Sara Síntique, “Egoísta” conta a história real de Josefa Feitosa, cearense de Juazeiro do Norte, que sempre acreditou que o mundo era muito grande para se perder tempo em um lugar só. Após sua aposentadoria, ela colocou a mochila nas costas e saiu em busca de sua liberdade. O espetáculo integra a Mostra Palco Ceará.

>  > Acompanhe o GCMAIS no YouTube  < <

Mostras

Mostra estruturante do Festival Nordestino de Teatro, a Mostra Nordeste se organiza como uma plataforma de circulação de espetáculos. Além disso,, intercâmbio artístico e formação cultural, a partir da produção teatral do Nordeste, marcam a iniciativa.

Para esta mostra, a curadoria, formada por Alexandre Vargas (RS), André Brasileiro (PE), Barbara Matias (CE) e Luciana Adão (Oi Futuro RJ). A coordenação é de Paulo Feitosa (CE), que analisou 159 propostas enviadas de todos os estados da região.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.