O festival reúne artistas locais e tradicionais em uma celebração da arte da palhaçaria.
Festival Vaia 2024 chega ao Ceará com programação gratuita e ações ambientais
Entre os dias 18 e 23 de novembro, o Festival Vaia 2024 promete agitar o Ceará com apresentações artísticas, oficinas de palhaçaria, troca de saberes e uma ação ambiental para conscientização. Realizado pela Universidade das Artes, o evento é gratuito e ocorre em Aquiraz e Fortaleza, com atividades abertas ao público, incluindo a comunidade indígena Jenipapo-Kanindé, na Praia do Iguape.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O festival reúne artistas locais e tradicionais em uma celebração da arte da palhaçaria. Além dos espetáculos, a programação oferece atividades inclusivas, acessíveis para pessoas surdas e com Transtorno do Espectro Autista (TEA), reforçando o compromisso do evento com a diversidade e a inclusão social.
Oficinas e programação em Fortaleza
Em Fortaleza, serão oferecidas duas oficinas de formação em palhaçaria. A oficina “Palhaçaria: O Primeiro Traço”, ministrada pela argentina Caterina Stefanoff, ocorre nos dias 18 e 19 de novembro na Universidade das Artes, das 18h30 às 21h30, em parceria com o Festival Internacional de Circo do Ceará. No dia 20, o ator e diretor Aldrey Rocha conduz o workshop “Palhaçaria Clássica”, abordando técnicas de máscara, das 14h às 16h. Interessados podem garantir vaga enviando nome e contato para festivalvaia@gmail.com.
> > Siga o GCMAIS no Google Notícias < <
Espetáculos e oficinas em Aquiraz e na Praia do Iguape
A programação do Festival Vaia em Aquiraz inicia no dia 18, com o espetáculo “K’Os de Variedades”, do K’Os Coletivo, apresentado na sede do Iguape. A partir do dia 21, as atividades seguem com apresentações, oficinas e ações ambientais na Praia do Iguape e na sede do município.
A Praia do Iguape recebe ainda o workshop “Palhaços no Meio da Rua” com o Coletivo FusCirco, e oficinas de malabares e vivências circenses com Circo Muamba e Cia. Tem Sim Sinhô, respectivamente. Durante os dias 21 e 22, o ator Orlângelo Leal, do grupo Dona Zefinha, conduz a oficina “Palhaçaria Excêntrica Musical”.
Troca de Saberes e conscientização ambiental
A Troca de Saberes ocorre em dois momentos especiais. No dia 22, o Mestre da Cultura Palhaço Pimenta estará com a comunidade indígena Jenipapo-Kanindé, onde apresentações artísticas e rodas de conversa promovem o diálogo entre artistas e moradores. No dia 23, o grupo Coco do Iguape, do Mestre Cabral, participa do encontro no Pontão do Iguape, celebrando a tradição local.
O festival também promove a ação Praia Limpa, que ocorrerá no dia 23, às 8h, na Praia do Iguape. Com sacolas biodegradáveis, a equipe distribuirá materiais aos visitantes para incentivar o descarte adequado de resíduos, promovendo a preservação ambiental.
Apresentações artísticas noturnas
As noites de 21 a 23 serão marcadas por apresentações ao ar livre, gratuitas, com uma programação variada que inclui espetáculos como “Tudo Junto e Misturado”, do Circo Muamba; “O Circo Só”, da Cia Tem Sim Sinhô; e “Autômato – Programado para Divertir”, de Orlângelo Leal. As apresentações serão realizadas na Praça da Igreja São Pedro, no Iguape, e na Praça da Cultura, em Aquiraz.
Desde sua fundação em 2012, o Festival Vaia celebra a cultura cearense, homenageando a história e tradição da região. Em 2024, o festival pretende alcançar 5.000 pessoas, oferecendo um espaço para a arte, a educação e o respeito ao meio ambiente, em uma programação voltada ao intercâmbio cultural e à valorização das tradições cearenses.
Leia também | Espetáculo “Tropeço” retorna ao Ceará com apresentações em Crato e Fortaleza
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.