CULTURA

Baile do Mestre Cupijó chega a Fortaleza

Apresentação do “Baile do Mestre Cupijó: Herança Musical do Baixo-Tocantins” ocorre de 24 a 27 de abril

Compartilhe:
8 de abril de 2025
Portal GCMAIS

“Baile do Mestre Cupijó: Herança Musical do Baixo-Tocantins” será apresentado em Fortaleza de 24 a 27 de abril. Em um espetáculo repleto de metais e muito swing, a banda Baile do Mestre Cupijó evoca os ritmos amazônicos Siriá e Banguê, gêneros populares na região do Baixo-Tocantins e difundidos pelo compositor paraense Mestre Cupijó. O show ocorrerá na Caixa Cultural.

Baile do Mestre Cupijó chega a Fortaleza
Foto: Lilis Moreira

O repertório mistura composições originais do Mestre Cupijó e músicas autorais da banda que leva o nome em sua homenagem, combinação que mantém viva a tradição dos ritmos amazônicos. Composições dos álbuns “Siriá” (1974) e “Mestre Cupijó e Seu Ritmo” (1975), que completam 50 anos, estarão presentes.

O show também contará com projeções visuais do artista Luan Rodrigues (Kambô Art), que utiliza elementos gráficos e realidade aumentada para transportar o público ao universo cultural do Baixo-Tocantins. No dia 27, a apresentação terá tradução em Libras.

No sábado, dia 26, após a apresentação, haverá um bate-papo com o elenco do espetáculo sobre a história e herança de Mestre Cupijó, destacando a sua contribuição à cultura amazônica e brasileira.

> > Siga o GCMAIS no Google Notícias  < <

Mestre Cupijó

Além das apresentações, a programação inclui duas oficinas de percussão amazônica, que acontecem na sexta-feira (25) e no sábado (26), às 16 horas, com o percussionista Rafael Barros. A atividade abordará os principais ritmos do Baixo-Tocantins e suas técnicas musicais. Também será realizada uma exposição com registros da trajetória do artista, instrumentos musicais e recursos interativos para aprofundar o contato do público com a cultura da região.

Banda

Em sintonia com a grandeza do mestre e inventor musical do artista, a banda Baile do Mestre Cupijó expressa a riqueza da música amazônica e brasileira. O grupo lança canções que mantêm viva a chama da musicalidade autêntica da região, consolidando-se como guardiões de um som que transcende gerações.

>  > Acompanhe o GCMAIS no YouTube  < <

A banda participou do documentário ‘Mestre Cupijó e Seu Ritmo’, dirigido por Jorane Castro, que é sobrinha do Mestre Cupijó. O longa destaca a vida e obra do mestre, mostrando suas contribuições à música amazônica e brasileira. Em 2024, a banda lançou seu primeiro álbum de estúdio, que inclui 15 faixas com novas versões das músicas clássicas de Mestre Cupijó”, além de um DVD que captura a energia de suas apresentações ao vivo. Entre as músicas do álbum está ‘Caboclinha do Igapó’, que conta com a participação especial da cantora e mestra Dona Onete, e ainda Felipe Cordeiro e Dj Waldo Squash.

Sucesso paraense

Nascido em Cametá, no Pará, Cupijó (1936-2012) foi um ícone da música em seu estado e pioneiro na divulgação de ritmos amazônicos. Sua obra fez com que Siriá, Banguê e Samba de Cacete fossem conhecidos nacionalmente.

Em 2022, o Siriá foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Pará, e, no ano seguinte, a obra de Mestre Cupijó recebeu o mesmo título no estado.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.