Apresentação gratuita ocorrerá nesta quinta-feira (10), às 19 horas
“Rolezinho Imune” chega a Fortaleza com show do Coletivo Imune
O Coletivo Imune, formado por Bia Nogueira, Cleópatra e Raphael Sales, apresenta em Fortaleza o show Rolezinho Imune, uma experiência sonora potente que transita entre a música brasileira, eletrônica, rap e ritmos das manifestações afro-mineiras.

O espetáculo tem como convidado especial o cearense Mateus Fazeno Rock e acontece nesta quinta-feira (10), às 19 horas, na Hifive Discos e Bar, com entrada gratuita.
Coletivo Imune
Fomentando a música negra em Minas Gerais por meio do Festival Imune, o coletivo apresenta um repertório que combina composições coletivas e solos autorais, abordando temas como ancestralidade, empoderamento e representatividade nas artes.
A proposta também busca fortalecer o intercâmbio cultural entre territórios, conectando o Coletivo Imune a artistas locais e promovendo imersões musicais e apresentações colaborativas.
Novos trabalhos
Na programação, Bia Nogueira, idealizadora do Festival Imune, apresenta Respira, um álbum que transita entre experiências pessoais e coletivas, explorando temas como solidão, desejo, autenticidade e reconexão.
“Nesse momento em que vivemos com excesso de informação e pouco tempo para pensar, Respira é um convite para desacelerarmos e um manifesto ambiental”, afirmou a cantora e compositora.
Além de Bia, a multiartista e produtora executiva Cleópatra apresenta o seu álbum solo, “RELÍQUIA”. O projeto representa um marco na carreira da artista e reforça sua missão de garantir a presença da mulher preta e latino-americana na música.
> > Acompanhe o GCMAIS no YouTube < <
O álbum “RELÍQUIA” é resultado de uma pesquisa profunda e inovadora sobre subgêneros que conectam o RAP à música eletrônica, como UK Garage, Grime e Drill, estilos que emergiram entre o final dos anos 1990 e os anos 2000. Com batidas marcantes e letras que dialogam com suas experiências e visões, Cleópatra convida o público a explorar sonoridades que ressignificam a cultura urbana no Brasil e no mundo.

Raphael Sales / Foto: Henrique Bocelli
Raphael Sales apresentará o novo disco, “Yorubyte”, projeto que é uma fusão única das raízes culturais Yorubás com arranjos eletrônicos modernos, criando uma rica experiência sonora.
“Yorubyte” é um termo criado por Raphael Sales, que combina “Yorubá”, em referência à rica herança cultural Yorubá, com “Bytes”, representando os elementos digitais e eletrônicos presentes na música.
A junção simboliza a conexão entre o passado, o presente e o futuro, refletindo a visão do artista de honrar as tradições enquanto se aventura em novos territórios sonoros.
> > Siga o GCMAIS no Google Notícias < <
Mateus Fazeno Rock
Além da apresentação do Coletivo, o artista cearense Mateus Fazeno Rock participa do evento. Cria da Sapiranga, bairro periférico de Fortaleza, Mateus é fundador e criativo do Fazeno Rock, uma rede de produção cultural formada por artistas ligados ao rock de favela. Em 2024, Mateus foi considerado pela Rolling Stone como o “futuro da música”.

Mateus Fazeno Rock / Foto: Guilherme Silva
O projeto é realizado em parceria com a DoSol, uma das principais articuladoras da música independente no Nordeste, e prevê apresentações em espaços culturais e casas de shows, reforçando a importância da circulação da música independente e a valorização da cultura negra, indígena, periférica e LGBTQIAP+.
Já tendo passado pelas cidades de Recife, Natal e João Pessoa, o “Rolezinho Imune” segue sua trajetória pelo Nordeste e ainda passará por Maceió e Salvador, ampliando sua conexão com diferentes territórios e públicos.
Uma das atividades previstas do projeto é o workshop “Do ancestral ao contemporâneo”, com artistas convidados em contato direto com a pesquisa sonora do coletivo, ampliando o diálogo entre diferentes linguagens musicais.

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Bienal Internacional de Dança do Ceará comemora 15ª edição em três continentes

“Entre Papos e Sabores”: confira a receita deste sábado (26)

Paixão de Cristo de Quixaba se torna a maior entre as que são feitas a céu aberto no Ceará
