Depois de viver um ano mágico em 2021 – com um time na Libertadores, outro na Sul-Americana, um acesso nacional e nenhum rebaixamento – o futebol cearense passa por um momento difícil nesta temporada. Pelo menos no Campeonato Brasileiro, o cenário é desanimador: 4 dos 6 representantes do Estado que seguem disputando uma das quatro divisões nacionais correm sério de risco de rebaixamento.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Na Série A, o Fortaleza vive um momento crítico desde o início do Campeonato, integrando a Zona de Rebaixamento. Atual lanterna, o Leão terminou o 1ª turno com apenas 3 vitórias em 19 jogos e está a seis pontos de deixar o Z-4. Segundo as contas do departamento de matemática da UFMG, o Leão tem, no momento, 75% de chance de rebaixamento. Afinal, a missão é inglória: conquistar 10 vitórias (ou 9 vitórias e 3 empates) nos 19 jogos finais para evitar a queda para a 2ª Divisão.
Na Série C, os três times cearenses estão hoje seriamente ameaçados de rebaixamento. Ferroviário, Floresta e Atlético possuem a mesma pontuação (16 pontos) e ocupam as últimas cinco posições do torneio. No momento, Floresta (17º) e Atlético (18º) estariam rebaixados, enquanto o Ferroviário (o 16º) escaparia no limite, pelos critérios de desempate, por ter uma vitória a mais que seus concorrentes.
Leia também | Marquinhos Santos terá uma semana inteira de treinos pela 1ª vez desde que chegou ao Ceará
Restam três rodadas para o fim da fase classificatória da Série C. No desenho atual do Campeonato, a tendência é de que pelo menos uma dessas três equipes locais seja rebaixada. Mas tanto há chance de os três serem rebaixados (em caso de tropeços nos próximos jogos), como também há ainda possibilidades de que os três escapem de degola (caso somem pelo menos 7 dos 9 pontos que ainda irão disputar).
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
De acordo com o site Chance de Gol, o Ferroviário tem 72,7% de chances de rebaixamento. Já o risco de queda do Floresta é de 62,5%, segundo os matemáticos. O Atlético, por sua vez, tem 91,3% de chances de rebaixamento, conforme as estatísticas.
Dos 6 cearenses que seguem na disputa do Campeonato Brasileiro, os únicos que, hoje, vivem outra perspectiva são Ceará (atual 12º colocado e que hoje estaria com vaga da Sul-Americana) e Pacajus (que disputa a 2ª fase do torneio, contra o Rio Branco-AC, e ainda pelo acesso para a Série C do Campeonato Brasileiro).