De 23 a 25 de fevereiro, o seminário “O que pode a arte? Afetos, Autismos, Artes” vai debater a relação entre a arte e a formação e desenvolvimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento acontecerá virtualmente, através do YouTube ou Facebook da Associação Educativa e Cultural Teatro Boca Rica.
>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do Sympla. Aqueles que se inscreverem receberão certificado de participação no final do evento.
Os debates acontecem sempre entre 19h e 22h. Eles são voltados para artistas, pesquisadores, estudantes ou profissionais que trabalham diretamente com pessoas diagnosticadas com autismo. Para isso, os convidados de vários estados brasileiros vão compartilhar experiências, vivências e projetos que tratam desse encontro das artes com o TEA.
Leia também | Em um ano, Ceará deve quadruplicar leitos de UTI para pacientes com Covid-19
“Ao contrário do que acontece no campo da arte-terapia, ainda são escassas as pesquisas teóricas sobre a arte (dança, teatro, música) como prática artística com pessoas diagnosticadas com TEA”, diz a bailarina Rosa Primo, uma das curadoras do projeto.
Rosa também é professora da Universidade Federal do Ceará e pesquisa o autismo articulado à dança e à arte. Segundo ela, há uma escassez de trabalhos que pensem as conexões poéticas, técnicas, metodológicas, éticas e afetivas sobre os projetos artísticos sobre o assunto. Por isso, para além da discussão online, a proposta é que todas os debates sejam filmados para serem transformados em um livro e disponibilizados nas páginas e nas redes sociais do Teatro Boca Rica.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Confira a programação completa
23/02 – 19h às 22h
Debatedora: Rosa Primo Gadelha
Palestrantes: Anamaria Fernandes Viana, Fátima Dourado com a participação do Grupo Neurodivergentes
24/02 – 19h às 22h
Debatedora: Rejane Reinaldo
Palestrantes: Cristiane Menezes Muñoz e Roberto Charles De Oliveira Feitosa
25/02 – 19h às 22h
Debatedor: Charles Feitosa
Palestrantes: Fábio Dória e Tavie de Miranda Ribeiro Gonzalez com a participação de Aline Vargas
Serviço
Seminário “O que pode a arte? Afetos, Autismos, Artes”
Exibido em: YouTube ou Facebook da Associação Educativa e Cultural Teatro Boca Rica
Quando: de 23 a 25 de fevereiro, sempre das 19h às 22h
Inscrições: Sympla
Gratuito