Cerca de 75% da população brasileira consome em média de 1 a 2 quilos por pessoa ao ano
Confira mitos e verdades sobre o chocolate
Nesta Páscoa, você comeu muito chocolate? Seja qual foi a sua resposta, vamos ajudar você a desvendar o que é mito e o que é verdade sobre essa delícia tão tradicional na Semana Santa. Cerca de 75% da população brasileira consome em média de 1 a 2 quilos por pessoa ao ano, segundo a ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas).

De acordo com a entidade, é no período de Páscoa que a quantidade consumida aumenta no País. Em primeiro lugar na preferência dos brasileiros, vem o chocolate ao leite, em segundo o branco e terceiro o meio amargo, de acordo com a pesquisa publicada em 2019 pela ABICAB. Mas, ao mesmo tempo, há dúvidas referentes ao chocolate: É um alimento nutritivo? Engorda? Qual o tipo mais saudável?
Leia também | Por que se come chocolate na Páscoa?
Dependendo da quantidade, o chocolate pode sim ajudar a ganhar uns quilinhos. Assim como todos os outros alimentos, ele deve ser consumido com moderação, inserido em uma alimentação saudável e variada. “O que engorda é o excesso de calorias, independente do alimento”, explica Mariana Carvalho, professora do curso de Nutrição da UNINASSAU.
Em relação à quantidade, a nutricionista explica que as quantidades diárias recomendadas vão variar de acordo com a saúde, presença de doenças e o gosto de cada um.
“Quem gosta muito de chocolate pode comer com mais frequência, desde que não tenha exagero. Porções individuais como bombons e pequenos tabletes, com cerca de 20g, são ideais”, explica a profissional. Sobre o chocolate amargo, a orientação é também manter a moderação. “O chocolate amargo engorda se consumido em excesso. Mas ele é mais saudável, pois tem menos açúcar e mais cacau, ingrediente muito rico em antioxidantes”, afirma.
Leia também | Cães podem comer chocolate?

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Saiba onde ver apresentações da Paixão de Cristo em Fortaleza e Região Metropolitana

Apresentações da Paixão de Cristo de Pacatuba/CE iniciam nesta sexta (18); saiba mais

Banco do Brasil lança edital e prioriza projetos culturais do Nordeste; saiba como inscrever o seu
