Na segunda-feira (12), foi comemorado o Dia do Humorista, data que homenageia uma das maiores riquezas do Ceará: a arte de fazer rir. São diversas as histórias de grandes artistas cearenses que ganharam o Brasil com a irreverência que é tão típica do nosso povo.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<
Para homenagear esta data, especialmente no ano em que os espetáculos humorísticos estão suspensos por conta da pandemia de covid-19, o Instituto CEabrindo lançou o documentário “Ceabrindo – Uma viagem pela história do humor cearense”. Disponível gratuitamente no YouTube, o filme conta um pouco da trajetória de diversos artistas e o desenvolvimento do cenário do humor no Ceará.
Leia também | Confira a lista de quem receberá o auxílio para o Setor de Eventos no Ceará
Entre os depoimentos que ajudam a contar essas décadas de história está o de Saveh, coordenador de conteúdo e assessor institucional do Grupo Cidade de Comunicação. Ele destaca a importância da TV Cidade Fortaleza em revelar grandes talentos do humor cearense, prestando um serviço essencial à população na valorização de artistas populares.
“O Grupo Cidade de Comunicação, através da TV Cidade Fortaleza, sempre acreditou no potencial artístico e cultural da nossa gente. Irapuã Lima e Jurandir Mitoso são exemplos disso, visto que seus programas aproximaram os nossos artistas do grande público. E, mais recentemente, as SuperLives de humor durante a pandemia, proporcionando aos humoristas apresentações virtuais e levando um pouco de humor em um momento tão delicado da humanidade”, afirma Saveh.
>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<
Além de comemorar o Dia do Humorista, o documentário também celebra uma outra data: o aniversário de 10 anos do projeto Terça de Graça. Sucesso de público e crítica, o projeto aglutina as várias linguagens artísticas em torno da terapêutica arte de fazer rir, exibindo o que há de mais interessante nas apresentações solo e coletivas.