O documentário brasileiro ‘A Última Floresta’, de Luiz Bolognesi, saiu premiado no 71º Festival de Berlim, nesse domingo (20).
O longa-metragem venceu o prêmio do público da mostra Panorama da Berlinale.
“Esse prêmio é extremamente importante para chamar atenção para esse genocídio indígena que está acontecendo no Brasil. No momento, os yanomamis estão sob ataque de garimpeiros. Já foram três aldeias atacadas com tiros e bombas, e o governo não toma as medidas legais para retirar os invasores e nem sequer proteger os indígenas”, comentou o diretor.
‘A Última Floresta’ foi o único filme brasileiro presente na mostra este ano. A produção, que mistura documentário e ficção, retrata o cotidiano e a mitologia de um grupo Yanomami isolado, que vive em um território ao norte do Brasil e ao sul da Venezuela há mais de mil anos.
>>>Siga o GCMais no Google Notícias<<<
O longa denuncia garimpos ilegais e o desmatamento da floresta. O roteiro foi coassinado pelo xamã e ativista Davi Kopenawa Yanomami. Os atores foram os próprios indígenas.
O filme mostra como a esta população tenta manter vivos os espíritos da floresta e as tradições, enquanto a chegada de garimpeiros traz morte e doenças para a comunidade. A produção também aborda como os jovens ficam encantados com os bens trazidos pelos brancos. Além de acompanhar o xamã e outros ianomâmis da comunidade, o documentário ainda mostra indígenas encenando seus mitos fundadores, como a dos irmãos Omama e Yoasi.
“Há aldeias e povos que ainda possuem um xamã muito forte, que luta e resiste para manter o centro deles de política, saúde e saber. Quis então fazer um filme que retratasse também este outro lado, a vitória da resistência”, explicou Bolognesi.
O documentário já havia sido premiado como melhor filme no 18º Seoul Eco Film Festival, na Coreia do Sul.
O filme ‘A Última Floresta’, deverá entrar em cartaz no Brasil no segundo semestre de 2021.
Leia também| ‘A Guerra do Amanhã’, com Chris Pratt, ganha trailer final; assista
Jack Black e Ice Cube irão estrelar novo filme de comédia da Sony
Edição 2021
A 71ª edição da Berlinale aconteceu este ano em versão híbrida, com uma parte online e presencial em junho. Os vencedores do prêmio de público dos filmes em competição pelo Urso de Ouro são: ‘Mr. Bachmann and his Class’ (Alemanha), de Maria Speth, ‘I’m Your Man’ (Alemanha), de Maria Schrader, e ‘Ballad of a White Cow’ (Irã/França), de Behtash Sanaeeha e Maryam Moghaddam.
Produção
A história de ‘A Última Floresta’ surgiu enquanto o diretor filmava seu filme anterior, ‘Ex-Pajé’, vencedor do Prêmio Especial do Júri, na Berlinale de 2018.
O filme foi rodado ao longo de cinco semanas em 2019, na aldeia Watoriki, a duas horas de voo de Boa Vista, em Roraima.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<