Oficinas virtuais de dramaturgia incentivam a participação das mulheres na arte
Com o objetivo de democratizar o acesso à formação em artes cênicas através de eixos como reflexão, criação e pesquisa dramatúrgica, o projeto Sesc Dramaturgias está com inscrições abertas para oficinas virtuais que acontecem durante o mês de outubro. As formações envolvem os processos criativos do módulo de Circo, incentivando a presença feminina nos espetáculos.
De 04 a 10 de outubro, a atriz, palhaça, artista circense e fundadora do Teatro Ruante, Selma Pavanelli, ministra a Oficina “Palhaçaria Feminina” que tem o propósito de fomentar a comicidade das mulheres na arte circense. O encontro irá acontecer por meio do Google Meet de 19h às 21h. As inscrições podem ser realizadas no link: : https://forms.office.com/r/n3UJ9z0R2x.
Ministrada pela instrutora Romana Melo, mestra em artes pela Universidade Federal do Pará, a Oficina “O Poder que a Palhaça tem!” acontece de 11 a 15 de outubro, de 19h às 21h, e tem o intuito de fortalecer a palhaçaria feminina, trabalhando as técnicas de clown, por meio da construção do jogo das palhaças, além de dinâmicas de interação, jogos lúdicos, exercícios e jogos de improvisação. As inscrições estão disponíveis no link: https://forms.office.com/r/4Vsavu3zyG.
Para encerrar a programação que valoriza o ambiente criativo do circo, de 25 a 30 de outubro, acontece a Oficina “Os caminhos da dramaturgia circense” com um dos mais conceituados palhaços de Minas Gerais, Rodrigo Robleño. O artista tem uma bagagem de experiências variadas, desde trabalhar pelas ruas da Espanha até fazer turnê mundial no espetáculo “Varekai” do Cirque du Soleil. A oficina acontece via Google Meet de 19h às 21h. Os interessados podem realizar as inscrições no link: https://forms.office.com/r/jhkCVyvMre.
Desenvolvido há 21 anos pelo Departamento Nacional do Sesc, de acordo com o supervisor de cultura do Sesc Fortaleza, Cleudivan Noronha, o projeto Sesc Dramaturgias proporciona o intercâmbio entre profissionais de diversas áreas, entre teatro, dança e circo.
Com curadoria realizada através da Rede Nacional de Artes Cênicas com representação dos Departamentos Regionais, Departamento Nacional e as Polos de Referência Sesc Paraty e Sesc Pantanal, o projeto oferta um conjunto de residências artísticas em áreas específicas da dramaturgia, de modo a intensificar as trocas de conhecimentos e o aprofundamento dos processos de investigação em todas as regiões do país.
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.