Parte importante da programação das TVs brasileiras, as novelas completam nesta terça-feira, 21 de dezembro, 70 anos da sua primeira exibição no País. ‘Sua Vida me Pertence’ foi exibida na TV Tupi em 1952. Como ainda não existia o videoteipe, tudo era feito ao vivo. Os 15 capítulos da trama foram exibidos às terças e quintas-feiras.
Na Record TV, a primeira telenovela produzida e exibida no canal foi ‘A Muralha’. Investindo pesado no setor de teledramaturgia, a emissora viu seus folhetins caírem no gosto do público. Confira agora algumas das novelas de mais sucesso exibidas na Record TV.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Os Dez Mandamentos (2015)
A primeira novela da TV Record baseada na Bíblia foi lançada em março de 2015. Antes disso, a emissora já havia feito algumas produções bíblicas como ‘Sansão e Dalila’ e ‘José do Egito’, no entanto, essas obras foram minisséries e não folhetins. Escrita por Vivian de Oliveira e protagonizada por Guilherme Winter, Sérgio Marone e Camila Rodrigues, ‘Os Dez Mandamentos’ contou a história de Moisés. A produção seguiu a vida do personagem desde o nascimento até a chegada do povo hebreu na terra prometida.
Prova de Amor (2006)
Os planos do jovem casal Daniel e Clarice são atrapalhados por Vitor Lopo Jr., playboy mau-caráter apaixonado por ela que não admite ser preterido. Ele manda sequestrar a filha recém-nascida do casal, Mariana, e a entrega à dupla Elza e Pestana, que usa crianças como pedintes de esmolas. Mariana, agora chamada de Nininha, consegue fugir dos vilões e encontra apoio no Velho Gui, que se torna seu protetor sem que eles saibam que, na realidade, ele é seu avô. Prova de Amor foi inspirada em alguns grandes sucessos da literatura infanto-juvenil, como ‘O Conde de Monte Cristo’, ‘O Príncipe e o Mendigo’, ‘Oliver Twist’, ‘A Princesinha’, entre outros.
Caminhos do Coração (2008)
Maria é uma artista circense, filha adotiva de Ana Luz e Pepe, que é acusada de matar Dr. Sócrates Mayer, um poderoso médico e dono da Clínica Progênese, sem saber que ele é seu pai biológico. A mandante de toda armação é Dra. Júlia, geneticista da Progênese, que teve que executar o médico quando ele descobriu – e se colocou contra – o projeto de mutação no qual ela passou os últimos 30 anos trabalhando secretamente e que gerou humanos geneticamente modificados com superpoderes, os quais ela mantém presos na Ilha do Arraial.
Foragida da justiça, Maria é ajudada por Marcelo, um policial viúvo que se apaixona por ela, mas que tem que lidar com sua filha, Tatiana, uma mutante que não sabe controlar seus enormes poderes e que odeia a pretendente de seu pai. O casal passa a ser perseguido por Taveira, um delegado inescrupuloso e obcecado pela moça.
Leia também | Quixeramobim é o palco do novo clipe do projeto Orgulho de Ser Cearense
A Escrava Isaura (2005)
Isaura nasceu em 1834, na fazenda do Comendador Almeida, na cidade de Campos dos Goytacazes no Rio de Janeiro. É filha da bela negra Juliana, escrava do comendador, e do feitor da fazenda, Miguel. Juliana morre pouco depois do parto, pois sempre se negou a ir para cama com o comendador, sendo açoitada no tronco. Isaura, sua filha, é criada e educada por Gertrudes, mulher de Almeida, que desejou ter uma filha. Apesar da excelente educação e de ter a pele muito clara, Isaura é escrava.
A Terra Prometida (2016)
Aproximadamente 1200 a.C. – Acampamento hebreu em Sitim, no deserto de Moabe. Após a morte de Moisés, Josué é o novo líder dos hebreus. Ele é um guerreiro experiente, dotado de coragem, determinação e de uma fé poderosa. Mas não é tarefa fácil conduzir um povo ao seu destino. Com seus aliados mais próximos e de confiança, o sacerdote levita Eleazar e o líder da tribo de Judá Calebe, Josué tem que cumprir uma difícil missão ordenada por Deus: comandar as doze tribos de Israel na conquista de Canaã, a Terra Prometida. É um grande desafio porque, para chegar a Canaã, é preciso cruzar antes de tudo o Rio Jordão que está caudaloso como nunca, em época de cheia. Depois os hebreus terão que guerrear contra os cananeus que dominam aquela terra, povos pagãos, idólatras e extremamente violentos.
O Rico e Lázaro (2017)
600 anos a.C., aproximadamente. Após o governo de reis que se afastaram de Deus, Jerusalém encontra-se mergulhada na idolatria. O povo de Deus está prestes a perder tudo o que Moisés e Josué conquistaram. A Babilônia impõe sua força sobre toda a região da Mesopotâmia. Após derrotar os egípcios, Nabucodonosor assume o trono do vasto império, transformando a Babilônia em joia do mundo antigo, construindo para sua esposa, a Rainha Amitis, os lendários Jardins Suspensos. Zac e Asher são hebreus nascidos com as mesmas oportunidades. A grande amizade é abalada pelo amor que sentem pela companheira de infância, a bela Joana. Ao contrário dos rapazes, ela acredita nas profecias de Jeremias e empenha-se para que o povo hebreu se volte novamente para Deus.
Gênesis (2021)
Gênesis narra a história dos primeiros dois mil e trezentos anos da humanidade e conta com grandes eventos exclusivos a esse período. Ela começa nos dando um entendimento maior do porquê existimos e como de perfeitos, nos tornamos imperfeitos. A origem de todos os problemas sociais e raciais está lá no início de tudo, quando, através de uma decisão, o ser humano, que só conhecia o bem e desfrutava tanto dele, escolheu também conhecer o mal. Com essa escolha, vemos como os primeiros protagonistas, Adão e Eva, pagaram um alto preço, que se estendeu aos seus filhos, Caim e Abel, e em pouco tempo se alastrou para todas as próximas gerações, as tornando completamente pervertidas e injustas.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<