O dia 25 de janeiro é uma data duplamente marcante para a música brasileira. Neste dia, nascia um dos maiores nomes da MPB, o maestro Antônio Carlos Jobim, mais conhecido por Tom Jobim, que completaria nesta terça-feira (25), 95 anos. Um dos expoentes da bossa nova, Tom inovou a música brasileira trazendo elementos do jazz para composições que ainda são reverenciadas no país e no exterior.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Águas de Março, Só Tinha de Ser com Você, ambas na interpretação da saudosa Elis Regina, são alguns dos seus grandes sucessos. Garota de Ipanema, regravada pelo norte-americano Frank Sinatra, ganhou inúmeras versões em tantas outras vozes nacionais e internacionais. Na mais recente delas, a cantora brasileira Anitta canta o hit Girl From Rio inspirado neste que é considerado um dos maiores clássico da bossa nova.
Tom Jobim nos deixou aos 67 anos de idade, vítima de uma parada cardíaca, em 1994. E na data em que um dos seus ícones nasceu, também é comemorado o Dia da Bossa Nova. O gênero musical idealizado por Tom, Vinícius de Moraes e João Gilberto, trouxe uma simplificação do samba carioca, com elementos do jazz norte-americano e composições com letras mais leves quando comparadas às do samba.
A música “Chega de Saudade” marcou o começo da bossa nova, na voz de Elizeth Cardoso, com João Gilberto no violão. Em 1958 foi regravada por João Gilberto, ganhando ainda mais notoriedade. Na década seguinte, a bossa nova conquistava definitivamente o Brasil e o mundo.
Leia também | Elis Regina será homenageado no Café Concerto deste fim de semana
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<