Reconhecido internacionalmente, projeto de educação ambiental do Sesc é destaque do Prêmios Verdes
Com uma constante atuação em defesa do meio ambiente, o Serviço Social do Comércio no Ceará (Sesc), através do Sesc Iparana Hotel Ecológico, participa de mais uma edição dos Prêmios Verdes. Organizados por uma Cúpula Internacional do Meio Ambiente, com sede em Miami e Equador, ele premia os 500 melhores projetos socioambientais dos países Ibero-americanos, Estados Unidos, Canadá, Espanha e Caribe.
Nesta edição de 2022, a Instituição inscreveu o projeto Escola Vem ao Sesc – Educação Ambiental. Foram inscritos 2.522 projetos no total, com a participação de 1.147 cidades e 43 países, sendo apenas 500 projetos premiados. O projeto realizado no Sesc Iparana garantiu a 220ª posição na classificação geral e a 40ª em sua categoria, Educação.
O prêmio é concebido com apoio de três pilares: Fronteira Planetária descrita por Rocktröm que foi publicado pelo Centro de Resiliência da Universidade de Estocolmo, Suécia; Agenda 2050 do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável; e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável promovido pela Organização das Nações Unidas. A premiação acontecerá dos dias 20 a 24 de abril, em Miami, Flórida.
Reconhecimento internacional
Não é a primeira vez que o Sesc participa de premiação cujo tema é meio ambiente. Em 2019, o projeto Escola Vem ao Sesc foi finalista do Prêmio Internacional Latinoamérica Verde, na Categoria Bosque e Flora, garantindo o 1º lugar na primeira etapa, e o 3º lugar na etapa final.
Em 2020 e 2021 o prêmio era chamado Prêmios Latino América Verde, por se tratar de uma premiação para a América Latina e Caribe. Nesses dois anos o Escola Vem ao Sesc conquistou o título de 500 melhores projetos socioambientais.
Já neste ano, como o Prêmio expandiu para novos países, passou a ser chamado de Prêmios Verdes. “Em 2022 o Projeto Escola Vem ao Sesc continua com esse destaque dos 500 melhores projetos socioambientais, mas agora dos países Ibero-americanos, Estados Unidos, Canadá, Espanha e Caribe”, ressalta Francisco Cardoso, Educador Ambiental do Sesc Iparana Hotel Ecológico.
Para Francisco, participar desses prêmios é um reconhecimento para o Sesc, enquanto instituição, e para o projeto Escola Vem ao Sesc, sendo uma certificação de credibilidade. “Mostra que as ações promovidas pelo Sesc estão de acordo com os compromissos socioambientais e que nos preocupamos em gerar impactos positivos na atuação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.
Escola Vem ao Sesc
Com cerca de sete anos de existência, o projeto Escola Vem ao Sesc está incluído no Programa de Educação do Sesc no Ceará. Através dele, alunos de escolas públicas da Região Metropolitana de Fortaleza, com idade entre 7 e 14 anos, realizam uma aula de campo sobre educação ambiental na Reserva Ecológica Sesc Iparana.
Durante a visita, são ofertadas atividades de educação ambiental, educação em saúde, nutrição, além de recreação para as crianças no parque aquático. A programação acontece todas às terças-feiras pela manhã e à tarde, de acordo com o calendário escolar dos visitantes, sendo recebidos em média 100 alunos por turno. A iniciativa é gratuita e tem o objetivo de auxiliar na formação de novos multiplicadores ambientais.
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.