Mulheres que inspiram. Confira histórias de sucesso para celebrar o dia 8 de março
O 8 de março é certamente uma das datas mais lembradas no calendário de celebrações anuais, principalmente quando se pensa na busca por igualdade de direitos e na posição da mulher na sociedade atual. De acordo com o Relatório Global sobre a Lacuna de Gênero, lançado pelo Fórum Econômico Mundial em 2020, o Brasil é o 130º lugar em um ranking com 153 países no quesito igualdade salarial entre homens e mulheres.
E as diferenças entre os gêneros no mercado de trabalho vão muito além dos salários. Um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado ano passado, revelou que, embora a taxa de escolaridade das mulheres seja superior a dos homens, em 2019, a taxa de ocupação entre as mulheres com 15 anos ou mais no Brasil era de 54,5%, enquanto a dos homens era de 73,7%. Com a pandemia, o cenário se agravou ainda mais. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em 2020, no saldo de empregos no Brasil foram criadas 230,2 mil vagas para os homens e extintas 87,6 mil para as mulheres.
Num cenário tão desafiador, as mulheres continuam buscando formas de melhorar sua situação no mercado, seja lutando por igualdade de gênero nas empresas ou buscando alternativas através de seus próprios negócios. Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, trazemos três histórias inspiradoras de mulheres que conseguiram conquistar espaço no mercado apesar de todos os desafios.
Larissa Lopes
Filha de artesã, Larissa sempre se identificou com as artes e os trabalhos manuais. Em busca de novos caminhos dentro daquilo que gostava de fazer, ela saiu de Sobral para morar em Fortaleza, onde fez cursos na área de moda e design do Senac Ceará e conseguiu criar sua própria marca de acessórios. Veja a história completa no vídeo:
Iolanda Galvão
A necessidade de cuidar da família é um dos fatores que afastam mulheres do mercado de trabalho. Foi a partir da vontade de ficar mais perto das filhas que Iolanda resolveu mudar de área e deixou o emprego no setor têxtil para transformar a habilidade de fazer bolos em negócio. Assim ela montou sua confeitaria e mudou de vida.
Manuela Feitosa
Inovação e empreendedorismo também são palavras cada vez mais constantes no vocabulário feminino. Um bom exemplo disso é a Unhas Flash, empresa que aposta em agilidade e praticidade no cuidado com as unhas. A ideia é da engenheira, e agora empresária, Manuela Feitosa. Conheça esse negócio inovador no vídeo:
Veja mais histórias de mulheres inspiradoras na Fecoplay.
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.